Sites dos Distritos Rotários no Brasil

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Direção defensiva é tema de palestra em clube rotário

Palestra com a psicóloga Claudia Fernandes Volpato aconteceu no RC de Marília Pioneiro


A psicóloga Claudia Fernandes Volpato esteve participando, no Quality Hotel Sun Valley, da última reunião ordinária do Rotary Club de Marília Pioneiro, do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do estado de São Paulo, quando apresentou o tema: Direção defensiva, dentro do programa desenvolvido pelo clube de Paz no Trânsito. “Foi uma excelente oportunidade para mostrar aos associados do clube o quanto cometemos erros básicos no trânsito em geral”, disse a presidente do RC de Marília Pioneiro, a diretora de escola, Silvia Helena Dias de Oliveira. “O trânsito é algo que precisamos ver com muita atenção”, disse a rotariana ao demonstrar preocupação com os acidentes, violência e desrespeitos as leis de trânsito.

Segundo a psicóloga são muitos os comportamentos que são cometidos pelos motoristas que agem sem ter a menor noção do perigo que estão correndo. “Ninguém erra consciente”, disse a profissional. “Normalmente as faltas cometidas pelos motoristas vêm acompanhadas das justificativas das mais complexas”, comentou ao mostrar diversos exemplos de flagrantes cometidos no trânsito em geral que são comuns e que frequentemente os motoristas são abordados pelos policiais. “A pessoa sempre acha que o que fará é rápido e que ninguém vai ver e não causará problema algum”, disse ao desafiar o grupo ao perguntar, mostrando fotos, erros que são comuns. “É preciso ter noção do perigo”, afirmou.

De acordo com a especialista muitos dos acidentes cometidos no trânsito são evitáveis, se houvesse uma maior preocupação por parte dos usuários. “Cinto de segurança para cães, alguém já ouviu falar?”, perguntou ao questionar o perigo de um animal solto dentro do carro. “É algo que a pessoa pode ser surpreendida por qualquer motivo e muitas vezes ocasionar um acidente, por causa do cãozinho”, disse ao citar exemplos de casos reais acontecidos. “Cinto de segurança para grávida? Como funciona?”, outra indagação feita pela psicóloga sem uma resposta plausível. “É por essas e outras que precisamos constantemente relembrar regras de trânsito”, ensinou.

Na opinião da presidente do RC de Marília Pioneiro constantemente o clube convida especialistas para apresentação de temas de cidadania, comportamento ou de questões atuais. “É importante que os associados do clube tenham visões mais amplas sobre determinados pontos polêmicos, para que possam sugerir alternativas de melhoria”, disse ao exemplificar a questão do trânsito, com que o clube conta com um programa neste sentido, visitando escolas, entidades, instituições de ensino, empresas e indústrias, apresentando o tema como forma de prevenção. “O conhecimento ainda será a principal arma para se evitar um mal maior, seja no trânsito, ou em qualquer outra situação”, falou a presidente Silvia Helena Dias de Oliveira.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.