Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 16 de março de 2012

RC. Rinópolis recebe Visita do Governador Assistente

O Rotary Club de Rinópolis recebeu nesta noite, a visita oficial do Governador Assistente do Distrito 4.510, Adriano Luiz Alves, associado representativo do Rc. Tupã.

O companheiro Adriano esteve acompanhado do Diretor de Protocolo Roberto Abdian e do Companheiro Waldyr Brandão, da Comissão de Imagem Pública, ambos do Rc. Tupã.

Na oportunidade, o GAS Adriano conversou com os companheiros do Rc. Rinópolis sobre o agendamento da visita oficial do Governador do Distrito 4.510, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, no dia 30 de Março, às 19:30h e os assuntos que deverão ser discutidos, entre eles:
  • Plano de Liderança de Clube;
  • Planejamento Estratégico;
  • Desenvolvimento do Quadro Associativo;
  • Fundação Rotária e seus programas;
  • Programas Rotaract, Interact e EarlyAction;
  • Estatuto de Clube;
  • Regimento Interno;
  • Instrução Rotária;
Ficou também acordado entre os companheiros, palestra sobre administração estratégica, a ser realizada neste clube no dia 12 de Abril (quinta-feira), pelos companheiros Adriano Alves (adm. est. nem Rotary ) e o companheiro Alexandro Saes (adm. estr. em empresas).

A reunião ocorrerá na quinta-feira, uma vez que o Rc Rinópolis, estrategicamente está alterando suas reuniões para este dia de semana, uma vez que nas sextas-feiras estão acontecendo muitas ausências.

O GAS Adriano, solicitou ao clube, que entrasse em contato com a Comissão Distrital, para informar as novidades, para que todo o distrito soubesse da boa nova.

Relembrando a Visita do Governador ao RC Tupá, em dezembro de 2011






Novo prêmio por projetos excepcionais de alfabetização

O Rotary International e a Associação Internacional de Leitura (IRA) criaram um novo prêmio que, graças à contribuição generosa da Fundação Pearson, concederá a dois projetos de destaque a quantia de US$2.500 para cada um deles. Projetos de alfabetização empreendidos por Rotary Clubs e conselhos da IRA em 2011-12 podem concorrer ao prêmio.

Critérios de participação:

•Os rotarianos que se inscreverem devem ser associados de Rotary Clubs em dia com suas obrigações.
•Os membros da IRA e os rotarianos devem estar trabalhando juntos em prol da alfabetização através de um projeto criado para atender a necessidades de comunidades locais ou de outro país. Projetos lançados em 1° de julho de 2011 ou depois desta data não qualificam.
•O prazo para entrega das inscrições é 15 de junho de 2012. Para mais informações sobre este reconhecimento da Fundação Pearson, entre em contato com programs@rotary.org. Para encontrar membros da IRA, clique em councils and affiliates  no site da IRA (em inglês). Para saber mais sobre os projetos do RI/IRA acesso o Guia de Projetos de Alfabetização (documento em Inglês).

Não vamos perder esta oportunidade.

Governador Márcio Medeiros - Gestão 2011-12
Distrito 4510 do Rotary International
RC de Marília Pioneiro - Jornalista
"Conheça a si mesmo para envolver a humanidade"

Telefones: +55 14 3454.5072 begin_of_the_skype_highlighting            +55 14 3454.5072      end_of_the_skype_highlighting (com)
                          14 3454.4915 (res)
                          14 8137.7189 (cel)
Skype: marciomedeiros8020
Twitter: marciocmedeiros

Por que surgiu o Rotaract Club?

Os anos sessenta foram caracterizados por comportamento na juventude de pobres valores morais e cívicos, uso de drogas generalizado e criminalidade alarmante. Diante deste contexto, em 1968 o Rotary International, através do seu Presidente Luther Hodges e Conselho de Administração, decidiu criar oficialmente o movimento Rotaract (Rotary em Ação) para viver o ideal do Rotary com os jovens de 18 a 30 anos de idade.

Em 13 de março de 1968, criou o primeiro Rotaract Club em todo o mundo, recebeu a ata de constituição patrocinado pelo Rotary Club de North Charlotte, Carolina do Norte. Esta data marca a celebração anual do Dia Mundial do Rotaract.

Na década de 50, muitos clubes foram formados composta por adultos jovens ou estudantes, a maioria filhos de rotarianos e seus amigos, mas que trabalhou com nomes diferentes, não oficialmente, com objetivos semelhantes aos do Rotaract de hoje. Exemplo dos "Círculos de Paul Harris" criados na Europa e dos clubes "Rotors" criados em algumas universidades norte-americanas. Depois do programa Rotaract tornou-se programa oficial do Rotary International, todos passaram a seguir a mesma denominação.

Em 1959, André Geubel, presidente fundador do Círculo de Paul Harris em Péruwelz, Bélgica, descreveu o seu clube como "um navio grande para a paz e compreensão, levantando a bandeira da amizade, tendo como norte o ‘servir’ e uma tripulação de jovens de boa vontade". Hoje, essa descrição aplica-se ainda ao Rotaract, como o Rotary International, permite aos jovens agir com credibilidade, consistência e continuidade.

Como nos anos 60, o mundo de hoje exige dos rotarianos conscientes da necessidade de orientar jovens ricos em valores que se esforçam para satisfazer as necessidades materiais, morais e sociais de suas comunidades e promover a paz.

Fonte:
www.frankdevlyn.org.mx

Juliano Camilo Borges
Coordenador Distrital de Rotaract Gestão 2011-12
Governador Márcio Cavalca Medeiros / Presidente de RI Kalyan Banerjee
‘Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade’
Rotary International - Distrito 4510