Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sábado, 5 de janeiro de 2013

Informativo Rotário 190

JANEIRO - Mês da Conscientização Rotária

O mês da Conscientização Rotária chegou, propondo a todos nós uma reflexão sobre o que significa ser Rotariano.
A força do Rotary se baseia nos mais de 34 mil Rotary Clubs instalados em mais de 200 países e regiões geográficas do mundo e esse é o momento de garantir que sua comunidade saiba quem somos e o que fazemos. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso:
- Convide a mídia local para uma Coletiva com perguntas e resposta durante um de seus eventos.
- Poste vídeos de eventos, projetos e reuniões de seu Clube em seu site e divulgue através do Facebook e Twitter.
- Coordene um projeto de serviço à comunidade em parceria com outra organização local e convide a mídia para divulgar.
- Escreva uma carta ao editor do Jornal local apresentando o Clube e falando sobre os projetos que desenvolvem na comunidade e sobre os projetos humanitários que o Rotary realiza no mundo.
- Convide um amigo ou colega de trabalho para uma reunião

RI SOLICITA DADOS DOS DIRIGENTES DE CLUBES 2013-14

Os clubes deverão eleger os dirigentes entrantes e os secretários de clube deverão reportar os dados ao RI até 31 DE DEZEMBRO DE 2012 para inclusão no Official Directory de 2013-14.

INFORMATIVO ROTÁRIO RI BRAZIL OFFICE
Dezembro 2012
Edição 190

Incentivamos que os secretários reportem estes dados através do PORTAL, uma vez que as informações são processadas em tempo real. De posse de sua senha pessoal, o secretário do clube deverá acessar o portal e clicar na opção "Atualizar Dados do Clube", quando então o sistema disponibilizará os campos apropriados para o registro.
Estas informações são de suma importância para que os clubes possam receber importantes comunicações do RI, materiais de treinamento e o relatório semestral de sócios, bem como ter acesso ao Portal de RI a partir de julho de 2013. Ajude-nos a fazer o mais completo Official Directory!

DADOS DOS DIRIGENTES 2012-13: Continuem enviando

Aos clubes que ainda não o fizeram, solicitamos que reportem com urgência os dados do Presidente e Secretário através do Portal de RI, uma vez que são processadas em tempo real.
Estas informações são de suma importância para que os clubes possam receber importantes comunicações, materiais de treinamento e o relatório semestral de sócios, bem como ter acesso ao Portal do Associado.

NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO PARA ROTARY CLUBS

Se você ainda não começou a usar o Rotary Club Central, agora é o momento perfeito para tal. Acessada através do Portal do Associado, esta ferramenta permite monitorar o progresso de seu clube em três áreas chaves: quadro associativo, serviços e doações à Fundação Rotária.
Líderes de clube (presidentes, secretários, tesoureiros, secretários executivos, presidentes de Comissão da Fundação Rotária e presidentes de Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo) podem alterar metas e verificar as conquistas do ano de seus mandatos. Além disso, todos os líderes distritais podem visualizar um resumo das metas e conquistas de todos os clubes do distrito clicando em "Visualização do Distrito".
Faça log in no Portal do Associado e comece a usar o Rotary Club Central hoje mesmo.

MÍNIMO DE ASSOCIADOS FUNDADORES PARA NOVOS CLUBES CAI PARA 20

Por decisão do Conselho Diretor de RI o número mínimo de associados fundadores para novos clubes passará a ser 20, a partir de janeiro de 2013.

PARTICIPE DO MAIOR COMERCIAL DO MUNDO, ENTRE PARA A HISTÓRIA E GANHE PRÊMIOS!


Para celebrar o lançamento do Maior Comercial do Mundo, o Rotary Internacional promoverá rodadas mensais de premiações. Você pode participar e concorrer. Comece sua participação inserindo a sua foto no Maior Comercial do Mundo em http://thisclose.endpolio.org/pt e prepare-se para participar da promoção. Acompanhe então a conta de Twitter do @RotaryBrasil e assim que você visualizar o tuite anunciando o início de uma rodada, envie um tuite sei indicando a localização da sua participação no comercial incluindo #MaiorComercialdoMundo em sua mensagem.
Fazendo isto você se qualificará para ser sorteado. Cheque a conta @RotaryBrasil para saber quem ganhou. O prêmio será ter a sua história de combate a pólio ou a do seu clube representada na Pagina de Facebook do Rotary Internacional em português a cada fim de mês.
A promoção terá início no dia 20 de dezembro, às 9 horas (Horário de Brasília), e todas as participações feitas até o dia anterior ao anúncio da próxima rodada, às 17 horas (Horário de Brasília), serão consideradas.
Nova rodada será iniciada no dia 20 de janeiro e outra no dia 23 de Fevereiro, comemorando o aniversário do Rotary.
As publicações das histórias dependem de dados fornecidos pelos ganhadores e de verificação e estão planejadas para o fim dos meses de janeiro, fevereiro e março. Caso representantes do mesmo clube sejam premiados, histórias diferentes serão apresentadas. As histórias podem vir a ser republicadas no blog sobre a erradicação da pólio http://www.endpolio.org/pt/blog e a cessão de informações implica também a autorização de publicação do material.
Se você deseja suportar esta campanha de outras maneiras, pode ainda:
• Convidar sua rede de contatos a participar do Maior Comercial do Mundo http://thisclose.endpolio.org/pt
• Estimular participação na campanha durante reuniões do clube, eventos e projetos comunitários. Que tal incluir uma foto nova por evento? http://thisclose.endpolio.org/pt
• Usar a imagem de linha do tempo do Facebook em sua conta pessoal ou Fan Page do seu clube: http://www.endpolio.org/pt/recursos
• Incluir anúncios do comercial em Club websites e blogs:
http://rotary.synapticdigital.com/Rotary-Advertisements/Internet/rotary-internet-banner-advertisements/s/214e7657-d6d0-4ba5-90a7-e8f4d7758d80

PARTICIPE!
FIQUE ATENTO: SEU CLUBE JÁ OPTOU POR RECEBER O RELATÓRIO SEMESTRAL ELETRÔNICO?

Numa iniciativa pioneira o Rotary International implantou em julho de 2012 a possibilidade dos clubes passarem a receber o Relatório Semestral (SAR) de forma eletrônica.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a distribuição eletrônica do SAR tem outros benefícios, como:
- Melhor prestação de serviços a todos os clubes;
- Entrega mais rápida, segura e eficaz;
Para que essa iniciativa tenha sucesso, certifique-se de que os e-mails dos dirigentes do clube estejam atualizados no RI.
Quaisquer dúvidas sobre este assunto favor consultar o departamento financeiro através dos e-mails: carlos.afonso@rotary.org e fabio.peverari@rotary.org

APRENDA COMO FAZER O PEDIDO DE SUBSÍDIO DISTRITAL PARA 2013-14

Todos os distritos já podem fazer o pedido do subsídio distrital 2013-14 através do portal do Rotary.
Os dirigentes do distrito e demais Rotarianos podem assistir a um vídeo em português demonstrando como o distrito pode fazer o pedido deste subsídio à Fundação Rotária acessando o site: http://vimeo.com/53712601.

CENTROS ROTARY DE ESTUDOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DE PAZ E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Todos os anos, são concedidas até 110 Bolsas Rotary pela Paz Mundial (60 de mestrado e 50 de aperfeiçoamento profissional) através de competição mundial.
A Fundação Rotária estará aceitando inscrições de bolsistas para esta bolsa até o dia 1 de julho 2013.
Comece a divulgar esta bolsa em sua cidade e envie os seus candidatos ao seu distrito.
Para saber mais sobre esta bolsa acesse o site abaixo:
http://www.rotary.org/pt/studentsandyouth/educationalprograms/rotarycentersforinternationalstudies/Pages/ridefault.aspx.

DEPARTAMENTO DE PUBLICAÇÕES

Neste mês da Conscientização Rotária os líderes distritais entrantes têm diversas oportunidades de aprender mais sobre suas atribuições para que possam melhor servir ao Rotary.
Para se manter atualizado acesse os links:
 Para instrutores: Seminário de treinamento da equipe distrital
 GETS
 Seminário de treinamento de governadores indicados
 Assembleia internacional
 Institutos Rotary
 Programa zonal de capacitação dos instrutores distritais
 Seminário regional sobre desenvolvimento do quadro social do RI
 Seminário regional da Fundação Rotária
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital — Guia para Líderes, slides (247-PT)

MANUAIS A VENDA:
244-PT Manual de Treinamento do Governador Assistente – U$$ 3,00
Destaca as responsabilidades dos governadores assistentes, estratégias para trabalhar com líderes de clube e distrito, e recursos disponíveis para ajudá-los em suas funções.
249-PT Manual das Comissões Distritais – U$$ 3,00
Descreve as responsabilidades das comissões distritais, estratégias para trabalhar com líderes de clube e distrito, e recursos disponíveis.
Adquira os Manuais 244 Adquira os Manuais 244 Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244 Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244 Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244Adquira os Manuais 244-PT e 249 PT e 249PT e 249 PT e 249PT e 249PT e 249-PT , conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras conforme orientações para compras abaixo.abaixo. abaixo. abaixo.

Pedidos
Torne seu pagamento ao departamento de publicação mais ágil e prático. Faça-os através do sistema de emissão de boletos disponível no site www.rotary.org.br, link "EMISSÃO DE BOLETOS". “AQUISIÇÃO DE PUBLICAÇÕES”.

Dúvidas
Clarita C. Urey: e-mail clarita.urey@rotary.org e Washington M. Pinheiro: e-mail washington.pinheiro@rotary.org