Sites dos Distritos Rotários no Brasil

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Instrução e Orientação Semanal


GOVERNADORIA DO DISTRITO 4510

Coordenadoria de Administração de Clube e Distrito

Comissão Distrital de Instrução e Orientação Rotária



A COMPREEENSÃO E A PAZ

           “A paz é mais difícil que a guerra”, Juscelino Kubitschek.

           “O Caminho para a Guerra é uma estrada bem pavimentada, e o caminho para a paz é ainda um deserto”, Paul Harris.

           Para os rotarianos o mês de fevereiro tem um significado especial, pois foi em 23 de fevereiro de 1905, que Paul Harris e seus companheiros reuniram-se pela primeira vez em Chicago, iniciando nossa maravilhosa história.

           Desde a sua fundação o Rotary tem se dedicado exaustivamente a divulgar e a praticar ações para promover a paz e a boa vontade no mundo. Para isso, o Rotary International e a Fundação Rotária estabeleceram uma série de programas que colocaram nossa organização na vanguarda dos movimentos de paz entre os povos. Programas como Serviços à Comunidade Mundial, Intercâmbio Internacional de Jovens, Bolsas Educacionais, Intercâmbio de Grupos de Estudos e Subsídios Equivalentes, que envolvem a participação de pessoas de diferentes culturas e nacionalidades certamente criam um vínculo de compreensão e paz entre elas.

O Rotary sempre sonhou em ter uma instituição educacional destinada à promoção da boa vontade e da compreensão mundial. Esse sonho foi concretizado há poucos anos com o lançamento dos Centros Rotary de Estudos Internacionais da Paz e Resolução de Conflitos. Todos os anos, 70 bolsistas são selecionados para estudar nas seis universidades parceiras do programa e após dois anos de curso de mestrado, se tornam embaixadores da paz.

O historiador Eric Hobsbawm afirmou que as guerras do século 20 mataram 187 milhões de pessoas e que as guerras no século 21 não serão mortíferas como as do século 20, mas que a violência armada permanecerá presente numa grande parte do mundo. A expectativa de um século de paz é remota.

Michael T. Klare, autor do livro “Guerras dos Recursos: O Novo Cenário Global dos Conflitos”, assegura que os conflitos no século XXI vão crescer e multiplicar-se por causa dos recursos naturais, cada vez mais escassos e vitais, como o petróleo, a água a madeira, etc.

Por trás de quase todas as guerras atuais movimentam-se a disputa pelo domínio dos mercados, o controle dos recursos naturais estratégicos e os interesses das indústrias bélicas.

O único caminho para a paz é o da superação das injustiças e das divergências, no quadro de um diálogo supervisionado por instâncias políticas e jurídicas internacionais que deveriam ser mais respeitadas e fortalecidas, como a ONU e o Tribunal Internacional de Haia. Entretanto, temos que ser conscientes: sem Compreensão não há paz!

O Dia Mundial da Compreensão e da Paz, comemorado pelo Rotary em 23 de fevereiro, é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o relacionamento das pessoas, das instituições e dos povos.

Paz vem do latim pace e significa: Concórdia, entendimento, harmonia, confiança, esperança e amor; ausência de conflitos.

Compreensão significa ato ou efeito de compreender, entender, perceber.

Compreender não é sinônimo de anular. Divergir é um direito de cada um. Os homens não têm pensamentos idênticos. A atitude de uma pessoa é influenciada por diversos fatores como personalidade, hereditariedade, educação e experiência.

Atitudes agressivas acontecem, infelizmente, nas relações humanas e em nada contribuem para o bem-estar. Há que se entender a importância de cada atitude pessoal como um fator que facilite a harmonia e a construção de um grupo.

Precisamos eliminar a insegurança crescente, as barreiras do ódio, a busca de vingança, o sofrimento e a perda da tranquilidade. A compreensão é uma linha reta que une nações, gerações e famílias em busca de um ideal comum – A PAZ!

Precisamos urgentemente desarmar nossas mãos, nossas mentes e nossos corações, porque "A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta".

Finalmente, podemos concluir:

Que o servir rotário é uma dedicação! É uma ação espontânea do Homem!  Vamos tornar efetivo o nosso ideal de servir à causa da humanidade, confiantes de que a compreensão mundial acontecerá no momento em que o homem tomar consciência do fim a que se destina.

O rotariano estará contribuindo para o ideal rotário a PAZ ATRAVÉS DO SERVIR e realizar os sonhos dos que acreditam no Rotary, como força integradora do BEM E DA PAZ.





Presidente:      Valdeir Fagundes de Queiroz – Governador 2000-01

Membro:                      Dauto de Almeida Campos – Governador 1981-82

                                               Nilmo José Sírio – Governador 1973-74

                                                           José Giometti – Governador 2005-06

                                                                       Regis Jorge – Governador 2008-09

            ‘                                                                      José Uracy Fontana – Governador 2009-10