Sites dos Distritos Rotários no Brasil

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

2ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO


Neste sábado, 18 de Agosto teve início a 2ª fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

Leve seu filho menor de 5 anos ao posto de vacinação mais próximo de sua casa para que ele receba gratuitamente a 2ª dose da Vacina até o dia 24 de Agosto.

A Póliomielite

Apesar de não haver registro de casos há 23 anos no Brasil, o Ministério da Saúde destaca a importância de se manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, visto que ainda circula no mundo.
A poliomelite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

A Pólio e o Rotary
Após 25 anos de trabalho árduo, o Rotary e seus parceiros estão às vésperas de erradicar este mal do Mundo. Mas será preciso um golpe final para acabar com ele de uma vez por todas. Esta é a hora! 

Atingir a meta de livrar o mundo da pólio apresenta contínuos desafios, e um deles é o déficit em arrecadações no valor de US$535 milhões para 2012. Sem dúvida, o Rotary sozinho não pode preencher essa lacuna, mas o trabalho continuo de rotarianos junto a seus governos pode ajudar tremendamente.
Enquanto a pólio representar ameaça para uma única criança, todas estarão em risco. É preciso agir agora.


SEMINÁRIO DISTRITAL DE DESENVOLVIMENTO DO ROTARY


SEMINÁRIO DISTRITAL DE DESENVOLVIMENTO DO ROTARY

Desenvolvimento do Quadro Associativo


15 de Setembro de 2012

Cidade de Paraguaçu Paulista



Presença:

                        Altimar Augusto Fernandes
                   Coordenador do Rotary – Zona 22A e 23A – 2012-15



Local:                    Centro de Convergência Turística de Paraguaçu Paulista
                               Auditório do Centro de Convenção – Gov. Mário Covas
                               Av. Galdino (Rotary) com a Rua Joaquim Sebastião Rodrigues Vieira