Sites dos Distritos Rotários no Brasil

terça-feira, 20 de março de 2012

Rotary e Lions - Encontro esclarece, destaca e homenageia voluntariado

Título:
Encontro esclarece, destaca e homenageia voluntariado

Encontro reúne voluntários das duas organizações, expõe conceitos e apresenta proposta conjunta

Dezenas de rotarianos e leões participaram no último final de semana, nas dependências da Universidade Eurípides de Marília (Univem), do primeiro encontro entre integrantes do Rotary International e do Lions International. Isto se deve em razão dos dois dirigentes máximos na região serem da cidade de Marília. “O encontro foi oportuno, importante e bastante agradável”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “Sem contar o fortalecimento do companheirismo, da integração e do elevado nível das exposições”, completou o Governador do Lions Clube International-LC8, o médico Ricardo Komatsu, associado do Lions Clube de Marília Terceiro Milênio.

Demonstrando informalidade e ao mesmo tempo valorizando os princípios de cada organização, o evento foi alternado entre as práticas rotárias e leonísticas. “Tomamos os devidos cuidados para que todo o encontro fosse compartilhado entre as duas organizações”, falou Márcio Medeiros que alternou, dialogou e apresentou detalhes sobre o Rotary International. “Tudo que uma organização fez e demonstrou, a outra fez igual”, reforçou Ricardo Komatsu que falou, explicou e demonstrou questões sobre o Lions International. “O equilíbrio foi o ponto alto”, destacou o governador rotário. “A convergência dos assuntos foi bastante destacada”, frisou o dirigente leão.

Dois convidados especiais tiveram destaque e participação fundamental no encontro. O ex-presidente de Lions International, Gestão 1996-97, o brasileiro Augustin Soliva, residente em São José dos Campos, mostrou sabedoria, respeito e principalmente valorizou sobremaneira o encontro realizado pela iniciativa dos marilienses. “Estamos escrevendo um capítulo importante na história do voluntariado brasileiro”, disse por diversas vezes ao apresentar um documento de cooperação assinado por ele e pelo presidente de Rotary International, Luis Vicente Giay, na gestão 1996-97, quando os dois presidentes mundiais promoveram ação semelhante. “O Lions tem um profundo respeito pelo Rotary, que demonstra respeitar muito o Lions”, afirmou ao ser aplaudido demoradamente por todos os presentes: rotarianos e leões.

Outro convidado do encontro foi o rotariano Joper Padrão do Espírito Santo, associado do Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca, Governador 2001-02, do Distrito 4570 do Rotary International. Ele destacou a importância do encontro realizado pela segunda vez no Brasil e as semelhanças entre as duas organizações. “Não consigo enxergar diferenças e sim semelhanças”, afirmou na exposição que fez ao ressaltar a necessidade e importância de uma aproximação, ainda maior, sobre as duas maiores organizações mundiais do voluntariado. “Quando o foco é a humanidade, somente instituições de credibilidade e respeito como Rotary e Lions, tem condições de atender as reais necessidades da população”, destacou o convidado que foi muito elogiado pela performance demonstrada.

No final do encontro os dois dirigentes anfitriões lançaram uma proposta: a criação de um clube único com as duas vertentes. “Seria um clube em que os mesmos sócios praticariam as regras de cada organização, simultaneamente”, falou Ricardo Komatsu. “Um grupo que teria o conhecimento das duas organizações e ações convergentes”, completou Márcio Medeiros. “A ideia está lançada”, anunciou o dirigente leão. “Vamos pensar em algo, para que o encontro promova resultados positivos”, opinou o governador rotário. “O importante é que houve a aproximação e o interesse em uma ação compartilhada”, falou o rotariano que homenageou o dirigente companheiro com o Título Companheiro Paul Harris, e foi homenageado com o Título Companheiro Melvin Jones.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020