Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Plano Visão de Futuro é debatido em clube rotário




Apresentação sobre detalhes do Plano Visão de Futuro foi feita no Rotary Club de Marília Pioneiro


No mês em que todos os clubes do mundo destacam a Fundação Rotária, o Rotary Club de Marília Pioneiro, do Distrito 4510 do Rotary International, promoveu na ultima reunião ordinária, um debate sobre o Plano Visão de Futuro que será colocado em prática em toda a organização internacional a partir de 2013. “Fizemos com que o assunto fosse mais amplamente abordado, para que mais pessoas do clube compreendam melhor a nova sistemática”, disse a presidente do clube rotário mariliense, a diretora de ensino, Silvia Helena Dias de Oliveira ao promover o encontro interno. “Quanto mais cedo começarmos a focar nossas ações com o novo modelo, melhor será a produção dos projetos junto a Fundação Rotária”, justificou a dirigente.

Em 1º de Julho de 2013, a Fundação Rotária lançará mundialmente o novo modelo de subsídios, com o Plano Visão de Futuro. Embora a Fundação esteja mantendo as principais oportunidades de serviço (projetos humanitário, bolsas de estudos e formação profissional) o novo modelo simplifica as opções de programas e ajuda clubes e distritos a causarem um impacto mais sustentável na comunidade. Antes, a Fundação Rotária gastava cerca de 20% do orçamento anual em subsídios de grande escala e alto impacto. Sob o Plano Visão de Futuro, o objetivo é aumentar esta porcentagem para 80%, o que ajudará a promover o Rotary International como líder em desenvolvimento global e serviços humanitários. Além da campanha Polio Plus e das bolsas de estudos nos Centros Rotary pela Paz, os quais continuarão, o novo modelo simplifica a estrutura de subsídios da Fundação Rotária, oferecendo três opções em vez de 12 como atualmente.

Para explicar com detalhes sobre a nova performance da Fundação Rotária a Governadora do Distrito 4510 do Rotary International, gestão 2004-05, a funcionária pública municipal, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, associada do Rotary Club de Marília Pioneiro, durante 20 minutos fez uma exposição detalhada sobre a nova sistemática, principalmente mostrando o direcionamento dos fundos. “A partir de 2013 serão apenas três: Subsídio Distrital, Subsídio Global e Subsídios Pré-Definidos”, disse a dirigente ao mostrar a forma de financiamento, os tipos de projeto e a duração. “Sustentabilidade é a palavra chave”, avisou quanto a performance dos projetos.

As seis áreas de enfoque que o plano abordará são: Prevenção e tratamento de doenças; desenvolvimento econômico e comunitário; saúde materno-infantil; recursos hídricos e saneamento; educação básica e alfabetização; paz e prevenção – resolução de conflitos. “Será preciso descobrir o que os rotarianos querem, simplificar o processo de subsídios e educar os rotarianos. Estão são as atividades de momento”, falou ao explicar que a partir do novo programa será preciso um monitoramento e avaliação sobre o projeto, financiamento adicionais, materiais e tecnologia mais específicos, conhecimento, motivação e necessidades e recursos da comunidade. “Será algo bem diferente”, disse ao avisar que o rotariano que não passar a enxergar oportunidades de investimento na comunidade com a nova proposta, terá dificuldades em praticar as atividades rotárias. “É um recomeço”, disse Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial