Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Novidades em Subsídios do Rotary



Primeiro Subsídio Pré-definido com Oikocredit ajuda pequenas empresárias das Filipinas

Rotarianos de Antipolio, Filipinas, estão ensinando mais de 2.000 mulheres a administrar negócios e balancear suas responsabilidades familiares e  de trabalho através de um projeto de desenvolvimento econômico e comunitário financiado por um Subsídio Pré-definido da Fundação, de US$50.000.

http://www.rotary.org/en/MediaAndNews/News/Pages/121217_news_philippinespg.aspx


Subsídios Pré-definidos e Globais já estão disponíveis

Clubes e distritos qualificados e em dia com a apresentação de relatórios de seus subsídios à Fundação, já podem solicitar Subsídios Globais e Pré-definidos para 2013-14 on-line.

https://www.rotary.org/pt/grants


O QUE SÃO OS SUBSÍDIOS DO ROTARY?

Como deve ter notado, nós mudamos nossa estrutura de subsídios. O novo sistema, anteriormente chamado Visão de Futuro, conta com três tipos de subsídios (Distritais, Globais e Pré-definidos), é mais eficiente e sustentável, e nos ajudará a causar maior impacto em todo o mundo.

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre os subsídios do Rotary, como informações sobre a nova estrutura, o processo de solicitação e o gerenciamento de fundos.

Em “Noções básicas”, você poderá aprender mais sobre as opções de subsídios disponíveis aos rotarianos e como solicitá-los. Na seção “Materiais de referência”, você encontrará documentos, materiais de treinamento e muitos outros recursos.




Transição ao novo sistema on-line para distritos pilotos 

Distritos pilotos deverão ficar atentos ao seguinte cronograma em preparação para o lançamento global do Visão de Futuro e a transição ao novo sistema para administração de subsídios on-line:

Até 31 de março - propostas de Subsídios Pré-definidos e Globais serão enviadas através do sistema on-line atual, e processadas até 30 de junho.
Depois de 31 de março - pedidos para Subsídios Pré-definidos e Globais serão enviados e processados através do novo sistema on-line.
Até 15 de maio - pedidos de Subsídios Distritais para 2012-13 serão enviados através do sistema piloto atual.
Até 1° de julho - a apresentação de relatórios sobre todos os Subsídios Distritais, Globais e Pré-definidos de distritos pilotos passará a ser através do novo sistema on-line.

Qualificação de clubes
 
Os distritos administram o processo de qualificação de clubes usando os recursos disponibilizados pela Fundação, inclusive os materiais para o Seminário sobre Gerenciamento de Subsídios. Os clubes devem ser qualificados a cada ano a fim de solicitar Subsídios Globais ou Pré-definidos. No entanto, os distritos decidem se os clubes devem ser qualificados a fim de receber Subsídios Distritais.

Para ser qualificados, os clubes devem:

Enviar pelo menos uma pessoa ao Seminário Distrital sobre Gerenciamento de Subsídios.
Concordar em enviar o MDE do clube ao distrito. Para o ano rotário de 2013-14, os presidentes e presidentes eleitos de clube (2013-14) assinam em nome do clube.
Os distritos podem criar requisitos adicionais de qualificação para os clubes, contanto que sejam requisitos razoáveis, alcançáveis e justos a todos os clubes. Tais requisitos devem ser incluídos como adendo ao Memorando de Entendimento.

Mais informações aqui: Qualificação de Clubes para Receber Subsídios da Fundação Rotária.
  

--------------------------------------------------------------------------------
 
Preparação ao Visão de Futuro
 
Governadores eleitos e presidentes de comissões distritais de 2013-14 irão se reunir em San Diego nos dias 18 e 19 de janeiro, para um treinamento sobre o novo modelo de subsídios. O treinamento será baseado no evento realizado no início da fase piloto do Visão de Futuro.  
  
--------------------------------------------------------------------------------

Parceiros estratégicos e Subsídios Pré-definidos
 
O presidente do RI, Sakuji Tanaka, o vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Stephen Brown e os diretores do RI, Jacques di Costanzo, Allan Jagger, Paul Knyff e Gideon Peiper, acompanhados de suas esposas e alguns funcionários, visitaram a Oikocredit e o Instituto Unesco-IHE  na Holanda. Eles fizeram um tour das instalações e se reuniram com líderes das organizações parceiras e com a primeira turma de bolsistas da Unesco-IHE financiada por Subsídios Pré-definidos.   

Para mais informações sobre as reuniões e notícias sobre as viagens do presidente Tanaka, visite:

Página do presidente Tanaka no Facebook

Página do presidente Tanaka no Flickr. Veja as fotos de sua visita ao Unesco-IHE aqui e aqui.

O Instituto Unesco-IHE também destacou a visita em seu website.
  

-------------------------------------------------------------------------------

Subsídios Pré-definidos (2012-13)
 
Os Subsídios Pré-definidos permitem que os Rotary Clubs trabalhem com parceiros estratégicos da Fundação Rotária em projetos e atividades financiadas totalmente pelo Fundo Mundial. Subsídios para projetos com os seguintes parceiros estão disponíveis e serão outorgados a distritos pilotos por ordem de chegada de pedidos:

Aga Khan University — equipes de formação profissional em saúde materno-infantil
Mercy Ships — equipes de formação profissional em prevenção e tratamento de doenças
Oikocredit — projetos humanitários em desenvolvimento econômico e comunitário
Outras oportunidades para Subsídios Pré-definidos estarão disponíveis a todos Rotary Clubs em 2013-14.
  

-------------------------------------------------------------------------------

Recursos
 
Boas notícias sobre o Visão de Futuro
A Fundação publicou documentos que detalham os propósitos e benefícios do novo modelo de subsídios do Rotary, conhecido como Visão de Futuro. Dentre os documentos podem ser encontrados pontos importantes e histórias de sucesso para ajudar rotarianos  a promoverem o Visão de Futuro. Confira a edição de novembro do Global Outlook, que destaca os novos subsídios da Fundação Rotária.
 
Manuais de treinamento
Os seguintes manuais foram atualizados:
Manual sobre Gerenciamento de Subsídios
Manual da Comissão Distrital da Fundação Rotária
Guia para Líderes - Seminário sobre Gerenciamento de Subsídios
 
Apresentações em PowerPoint
Para apresentações em PowerPoint sobre os subsídios da Fundação, consulte o Manual do Seminário Distrital da Fundação Rotária.
 
Cronogramas da transição
Clubes e distritos não pilotos devem consultar os seguintes cronogramas:            Preparando seu distrito para os subsídios da Fundação Rotária em 2013-14 e Preparando seu clube para os subsídios da Fundação Rotária em 2013-14.
 
Vídeos tutoriais sobre o novo sistema de subsídios
Novos vídeos estão disponíveis para ajudar rotarianos a saberem mais sobre  qualificação de distritos e o processo para pedido de Subsídios Distritais on-line.
 

--------------------------------------------------------------------------------
 
 
 Faça a assinatura deste boletim.
 
 Acesse o site dos Subsídios Globais.
 
 Conte sua história no blog Rotary.
 
 •
 Junte-se ao grupo Visão de Futuro no LinkedIn.
 
 Cadastre-se no Portal do Associado.
 
 Contribua à Fundação.
 


Novidades em Subsídios do Rotary é um boletim que fornece a rotarianos informações e recursos sobre atividades financiadas por subsídios da Fundação Rotária. Se tiver alguma pergunta ou comentário, envie e-mail para contact.center@rotary.org.
 












O presidente eleito do Rotary International, Ron Burton, explica sobre o futuro lema rotário 


O presidente eleito do Rotary International, o norte americano, Ron Burton, pedirá para que todos os rotarianos “Vivam Rotary, Transformem Vidas”, na Gestão 2013-14 da organização internacional presente em 215 países. Ron Burton revelou o lema durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Internacional de 2013, um evento de treinamento para os 537 Governadores Eleitos do Rotary, que iniciam a gestão dia primeiro de julho deste ano. “Se realmente quisermos levar o serviço do Rotary adiante, temos que ter certeza de que todos os rotarianos possuam o mesmo sentimento que cada um de nós temos por ele”, disse Burton. “Devemos ter certeza de que todos os rotarianos desempenhem um papel significativo, que todos estejam fazendo uma contribuição, e que estas contribuições sejam valorizadas”, comentou.

Ele disse que o lançamento do novo modelo de subsídios da Fundação Rotária, o Plano Visão de Futuro, é um momento de orgulho para rotarianos. O modelo, que tem sido utilizado por cerca de 100 distritos pilotos desde 2010, representa uma nova era para a Fundação e ajudará os rotarianos a se entusiasmarem sobre a capacidade da organização em transformar vidas. “O Plano Visão de Futuro elevará o Rotary para um novo nível - incentivando projetos maiores, mais sustentáveis, e lhes proporcionando maior flexibilidade”, falou entusiasmado. “Em ambos os casos, colocando em primeiro lugar as necessidades das comunidades beneficiárias”, acrescentou o dirigente máximo do Rotary International.

Burton pediu para que os governadores assumam a liderança ajudando os clubes durante a transição, com apoio aos coordenadores de Comissão Distrital da Fundação Rotária, que também participarão da Assembleia este ano, que termina no sábado, dia 19, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. As sessões de treinamento são focadas em capacitar estes líderes e para que voltem aos distritos como especialistas sobre o novo modelo de subsídios.

Antes da Assembleia Burton pediu para que todos os governadores dessem o exemplo, e fizessem uma doação em nome da Fundação Rotária. Durante a Assembleia, ele anunciou que todos os 537 governadores tinham feito uma doação. Junto com as doações de todos os membros do Conselho Diretor do RI e de Curadores da Fundação Rotária, foram arrecadados US$675.412,00 nesta única ação. “Acredito que a Fundação não teria recebido todo este dinheiro se não houvesse esta conscientização”, afirmou. “Esta é uma lição importante. Se você quer que alguém faça alguma coisa, você pode apenas esperar que alguém tenha a ideia ou você pode pedir”, falou o presidente de Rotary International.

O Presidente Eleito aplicou esta lição também para o desenvolvimento do quadro associativo, que insistiu ser responsabilidade de todos os rotarianos. Ele disse a platéia que, embora tivesse sido associado ativo do Key Club, um programa para jovens da Kiwanis International, ele se associou ao Rotary simplesmente porque o Rotary Club de Norman, Oklahoma, o convidou. “Você precisa perguntar,” disse ele. Ron Burton enfatizou que o trabalho não termina quando um novo associado vem para o Rotary. “O trabalho não está completo até que o associado esteja envolvido, inspirado, vivendo o Rotary, e utilizando o poder do serviço rotário para transformar vidas”, justificou ao sugerir que o crescimento seja responsável. (Daniela Garcia)

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial


Aniversário do Governador JOAMYR CASTRO

Companheios, é dia de fazermos um companheirismo muito especial: hoje (16/01) o Governador Joamyr Castro estará comemorando nova idade (77 anos). Jamais poderia deixar de conclamá-los a lembrar de nosso ilustre e brilhante Governador. Tomem nota dos fones dele para contato: 18-3521.4949 ou 18.9727.0386 – e-mail: joamyrcastro@hotmail.com.



PARABÉNS GOVERNADOR JOAMYR CASTRO