Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Rotaract comemora dia do Motocisclista e terá apresentação da Polícia Militar em sua reunião do dia 27/07/12 - Sábado.


Boa tarde, Companheiros !

No próximo dia 28/07 ( sábado ) as 17h, na sede do Rotary Club, o Rotaract Club estará realizando sua 3ª Reunião Ordinária no ano Rotário 2012-13, e contará com um atrativo a mais.

Contaremos com a presença de 2 soldados da PM que fazem o patrulhamento em nossa cidade usando motocicletas. Os soldados vão falar sobre o seu trabalho, apresentarão alguns vídeos e receberão uma homenagem, em alusão ao dia do motociclista, que é comemorado no dia 27/07.

Fica aqui o convite em nome do Rotaract à todos os membros do Rotary Club de Tupã para comparecer à nossa reunião, e prestigiar esta atividade, afinal, valorizar as profissões é uma das bases do Rotary.

Um grande abraço!


Renato Lazaretti Gava
Rotaract Club de Tupã
Presidente 2012-13

Crônicas - Cp. Innocente V. Chiaradia



09 de Outubro de 2012

MANUAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DA PESSOA IDOSA
Autoria: Centro de Estudos Ortopédicos do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.


SOBRE A QUEDA.

     Definição: deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com a incapacidade de correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais que comprometem a estabilidade.
     As quedas das pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. Representa um problema de saúde pública.
     A queda pode significar que houve o declínio das funções fisiológicas (visão, audição, locomoção), ou ainda representar sintomas de alguma patologia específica. Os acidentes por quedas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e morte, dependendo do caso. Afetam a qualidade de vida do idoso por consequências psicossociais, provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como o início da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua modalidade também afeta as atividades sociais e recreativas.

FREQUÊNCIA E CONSEQUÊNCIAS.

     No Brasil cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez no ano. A freqüência é maior em mulheres.
     O risco de fraturas decorrentes de quedas aumenta com a idade. Estudos mostram que 40% das quedas em mulheres com mais de 75 anos e 28% das quedas em homens da mesma idade resultam em fraturas. 5 a 10% das quedas resultam em ferimentos importantes.
O risco de quedas aumenta com o avançar da idade e pode chegar a 51% em idosos acima de 85 anos. Mais de dois terços daqueles que têm uma queda cairão novamente nos seis meses subsequentes. 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa.

FATORES DE RISCO.

     Existem fatores que predispõem à queda no idoso e que, de forma simplificada, podem ser divididos em intrínsecos, aqueles relacionados às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento ou então a uma patologia específica e ainda ao uso de medicamentos. Existem também os fatores extrínsecos, aqueles relacionados ao ambiente em que o idoso interage, sua casa, locais públicos e transporte coletivo, entre outros.

FATORES INTRÍNSECOS RELACIONADOS À QUEDA EM IDOSOS.

     ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO: diminuição da visão, diminuição da audição, sedentarismo, distúrbios musculoesqueléticos (fraqueza muscular e degenerações articulares), alterações na postura, alteração de equilíbrio e locomoção e deformidade nos pés.

     DOENÇAS QUE PREDISPÕEM À QUEDA: doenças cardíacas, doenças pulmonares, doenças neurológicas (derrame cerebral, demência, Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, doenças geniturinárias, osteoporose, artrose e labirintite).

     MEDICAMENTOS: antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos e antipsicóticos, anti-hipertensivos, anticolinérgicos, diuréticos, antiarrítmicos, hipoglicemiantes, anti-inflamatórios não-hormonais, polifarmácia (uso de 5 ou mais drogas associadas).

     Neste manual você conhecerá alguns fatores de risco que poderão contribuir para a queda nos idosos, bem como pequenas dicas que poderão ajudá-lo a tomar algumas medidas de prevenção no ambiente domiciliar, onde ocorre a maioria das quedas.

     BANHEIRO: Não utilize tapetes de tecido (ou retalhos), que podem provocar escorregões (use tapetes emborrachados antiderrapantes). Caso tenha dificuldade para enxergar, evite utilizar banheiro com pouca iluminação ou com piso, cortinas e peças da mesma cor (aumente a iluminação: use lâmpadas fluorescentes, cortinas claras, assento do vaso sanitário e pia em cores diferentes das do piso e do chão). Utilizar vaso sanitário muito baixo e sem barras de apoio pode provocar desequilíbrio, além de ser desconfortável (aumente a altura do vaso e instale barras de apoio laterais e paralelas ao vaso). Evite tomar banho em banheiros com boxe de vidro, sem tapete antiderrapante e sem barras de apoio (substitua o boxe de vidro por cortinas, utilize tapetes antiderrapantes e instale barras de apoio nas paredes; na dificuldade em se abaixar durante o banho, utilize uma cadeira de plástico firme e resistente).

QUARTO: Não use tapetes soltos nem encere o piso com produtos escorregadios; evite usar calçados altos ou com solado liso e nunca ande somente de meias (use tapetes presos ao chão; quanto ao piso, o melhor mesmo é não encerar; use sempre sapatos com solado antiderrapante). Evite camas muito baixas e colchões muito macios; você pode ter dificuldade para levantar ou deitar (ajuste a altura da cama e se preciso troque o colchão por um mais firme). Nunca levante no escuro (providencie um interruptor de luz ao lado da cama ou um abajur).

SALA: Não deixe que extensões elétricas ou fios de telefone cruzem o caminho e não permita que sapatos, brinquedos e outros objetos fiquem espalhados pelo chão (mantenha os fios dos aparelhos próximos às tomadas; deixe o caminho livre e sem bagunça). Cuidado com sofás muito baixos e macios ou poltronas sem braços; você pode ter dificuldade para se levantar (prefira sofás mais altos e firmes e poltronas com braços).

COZINHA: Não utilize armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar os objetos (os armários devem ser de fácil alcance e fixados à parede).

ESCADA: Nunca deixe qualquer tipo de objeto nos degraus; escadas com pouca iluminação, sem corrimão e com degraus estreitos são perigosas (a escada deve estar livre de objetos, possuir corrimãos dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, tanto na parte inferior quanto na superior).

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: Se possível escolha as cores de mobília e piso diferentes da cor do animal de estimação; isso evita que você tropece e tenha uma queda. Nunca deixe a casinha do cachorro muito próxima da entrada da sua casa. Quando for preciso prender o animal, a corrente deve ser do tamanho médio para que não cruze o seu caminho.

OUTRAS DICAS.

     Consulte seu geriatra regularmente.
     Faça exames oftalmológicos anualmente.
     Mantenha uma dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D.
     Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.
     Tome banho de sol regularmente.
     Informe-se com seu médico sobre efeitos colaterais dos remédios que você está tomando.
     Certifique-se de que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e os guarde em local adequado.
     Tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foram receitados pelo seu médico.
     Participe de programas de atividade física que visem ao desenvolvimento de agilidade, equilíbrio, coordenação e força muscular.
     Converse com seu médico a respeito do tipo de atividade física que você pode realizar.
     Leve uma vida saudável e seja feliz.

Rotary Club de Tupã, 9/outubro/2012 – Colaboração do comp. Innocente V. Chiaradia (Sócio Honorário)





24/07/2012 - QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA VIÁVEL – Albert Einstein

Conta uma lenda que duas crianças patinavam em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e elas brincavam despreocupadamente.
De repente o piso glacial rachou e a menina caiu, ficando presa na fenda que assim se abrira. O menino, vendo a amiguinha imobilizada e sofrendo na água gelada, tirou rapidamente um de seus patins metálicos e começou a golpear, com todas as suas forças, o sólido gelo que circundava o corpo da garota. Quebrando-o aos poucos, com firmes e sucessivas batidas, ele conseguiu puxá-la para fora da fossa, salvando-a. 
Um velho, que assistia à distância o acontecimento, pedira pelo seu celular o socorro dos bombeiros. Quando estes chegaram, um deles, informado sobre a heroica e engenhosa ação do menino, perguntou a ele:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que você, assim pequeno e com mãozinhas ainda frágeis, tenha quebrado sozinho tanto gelo duro!
Nesse instante, o idoso que solicitara a ajuda dos bombeiros aproximou-se deles e comentou:
- Eu sei porque o moço conseguiu realizar essa proeza. É muito simples: não havia ninguém por perto para lhe dizer que ele não seria capaz de fazer isso. Como afirmava o ilustre pensador francês Jean Cocteau, “não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”!

Fonte: pensamentosesonhos.blogs.pt.

Pós-escrito: “Algo só é impossível até que alguém duvida e acaba provando o contrário.” (Albert Einstein)


Rotary Club de Tupã, 24/7/2012 – Colaboração do comp. Innocente V. Chiaradia (Sócio Honorário)




Distrito 4510 com 1.630 associados


Senhores (as) Governadores (as) Assistentes do D4510 de RI

É com satisfação que informo a todos que de maneira oficial o RI publicou a relação de números do quadro associativo no Brasil.

Até este mês de julho somos 58.508 associados em todo o território nacional distribuídos em 2.441 clubes rotários.

O Distrito 4510 do Rotary International iniciou a Gestão 2011-12 com 1.570 e atingimos a marca de 1.630, ou seja, um crescimento real na ordem de 60 pessoas. Segundo dados do RI.

Acredito que estamos no caminho certo. Diferente do que pensam alguns rotarianos, nossa organização está crescendo e o nosso distrito também. Se cresce é porque está havendo interesse e porque o Rotary está sendo bem visto.

District                                       Member Count
4310 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 48 1214
4390 BRAZIL--(Alagoas, Sergipe, and part of  Bahia) 61 1402
4410 BRAZIL--(Espirito Santo) 46 1235
4420 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 78 1980
4430 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 57 1382
4440 BRAZIL--(Mato Grosso) 63 1193
4480 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 69 1802
4490 BRAZIL--(Maranhao, Piaui, and Ceara) 73 1767
4500 BRAZIL--(Rio Grande do Norte, Paraiba,  and Pernambuco) 90 2331
4510 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 66 1630
4520 BRAZIL--(part of Minas Gerais) 55 1226
4530 BRAZIL--(part of Goiás, Tocantins & Distrito Federal) 66 1490
4540 BRAZIL--(parts of São Paulo and Minas  Gerais) 79 1644
4550 BRAZIL--(part of Bahia) 53 1305
4560 BRAZIL--(part of Minas Gerais) 59 1303
4570 BRAZIL--(part of Rio de Janeiro) 63 1403
4580 BRAZIL--(part of Minas Gerais) 44 1203
4590 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 71 1606
4600 BRAZIL--(parts of Sao Paulo and Rio de  Janeiro) 67 1274
4610 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 59 1258
4620 BRAZIL--(part of Sao Paulo) 49 1204
4720 BRAZIL--(Acre, Amazonas, Para,  Amapa, Rondonia, and Roraima) 53 1318
4750 BRAZIL--(part of Rio de Janeiro) 50 1167
4760 BRAZIL--(part of Minas Gerais) 88 2196
4770 BRAZIL--(part of Goias and Minas  Gerais) 82 1916
4470 BRAZIL--(parts of Mato Grosso do Sul  and Sao Paulo;) (part of) PARAGUAY 75 1817
4630 BRAZIL--(part of Parana) 74 1905
4640 BRAZIL--(part of Parana) 93 2650
4650 BRAZIL--(part of Santa Catarina) 52 1277
4651 BRAZIL--(part of Santa Catarina) 52 1204
4660 BRAZIL--(part of Rio Grande do Sul) 57 1545
4670 BRAZIL--(part of Rio Grande do Sul) 57 1247
4680 BRAZIL--(part of Rio Grande do Sul) 51 1209
4690 BOLIVIA 56 1428
4700 BRAZIL--(part of Rio Grande do Sul) 51 1268
4710 BRAZIL--(part of Parana) 57 1257
4730 BRAZIL--(part of Parana) 79 1774
4740 BRAZIL--(parts of Santa Catarina and Parana) 48 1217
4780 BRAZIL--(part of Rio Grande do Sul) 50 1261

Distrito 4510 com 1630 Associados, porém alguns clubes em situação delicada


Senhores (as) Governadores (as) Assistentes do D4510 de RI, Gestão 2011-12

Ao entrar no site do RI verifiquei a lista detalhada de clubes, quanto ao Distrito 4510 do Rotary International, na questão do Quadro Associativo.

Surpresa boa em verificar os 1.630 associados no total e preocupante ao notar 17 clubes com menos de 20 associados. São Eles:

RC de Piratininga                    10 associados
RC de Primavera                      12 associados
RC de Quatá                           12 associados
RC de PP Nascente                  12 associados
RC de Mirante                         12 associados
RC de Panorama                      13 associados
RC de Maracai                         13 associados
RC de Assis Fraternal              14 associados
RC de Pres. Bernardes             14 associados
RC de Vera Cruz                      16 associados
RC de PP Sudoeste                  17 associados
RC de Parapuã                        17 associados
RC de PP Rosa dos Ventos       18 associados
RC de Tarumã                          18 associados
RC de Regente Feijo                18 associados
RC de Pompeia                        19 associados
RC de Garça                            19 associados

Naturalmente algo precisa ser feito com estes clubes, afinal a meta é de 20 associados no mínimo e isto será um grande problema quando houver a limitação em 20 associados mínimos quanto aos pagamentos das obrigações rotárias.

Sugiro uma atenção especial neste sentido para que não tenhamos problemas mais graves. Proponho a criação de programas de acolhimento, Lista de Classificação e introdução de: Informação, Instrução e Educação Rotária aos clubes com problemas no quadro associativo, bem como, uma normatização quanto as ações da comissão de admissão na escolha de novos associados.

Estou a disposição para ajudar.

Segue anexo a relação oficial do Rotary International.

Governador Márcio Medeiros - Gestão 2011-12
Distrito 4510 do Rotary International
RC de Marília Pioneiro - Jornalista
"Conheça a si mesmo para envolver a humanidade"


Active Rotary Clubs in District 4510
Membership as of 7/24/12
Acti


34 Adamantina Brazil
26 Alvares Machado Brazil
24 Assis Brazil
26 Assis do Vale Brazil
14 Assis-Fraternal Brazil
25 Assis-Norte Brazil
24 Bastos Brazil
36 Baurú Brazil
27 Baurú-Aeroporto Brazil
20 Baurú-Norte Brazil
24 Bauru-Parque das Nações Brazil
40 Baurú-Terra Branca Brazil
22 Bauru-Vitória Régia Brazil
25 Cândido Mota Brazil
33 Dracena Brazil
23 Dracena-Imperial Brazil
21 Duartina Brazil
19 Garça Brazil
26 Garça Azul Brazil
27 Garça Real Brazil
27 Lucélia Brazil
13 Maracaí Brazil
30 Marília Brazil
34 Marília-4 de Abril Brazil
33 Marilia-Alto Cafezal Brazil
29 Marília-Coroados Brazil
26 Marília de Dirceu Brazil
38 Marília-Leste Brazil
22 Marília-Pioneiro Brazil
22 Marília-Tradição Brazil
29 Martinópolis Brazil

12 Mirante do Paranapanema Brazil
35 Osvaldo Cruz Brazil
21 Osvaldo Cruz-California Brazil
22 Pacaembu Brazil
29 Palmital Brazil
13 Panorama Brazil
31 Paraguaçu Paulista Brazil
17 Parapuã Brazil
48 Pederneiras Brazil
23 Pirapozinho Brazil
10 Piratininga Brazil
19 Pompéia Brazil
14 Presidente Bernardes Brazil
24 Presidente Epitácio Brazil
27 Presidente Prudente Brazil
23 Presidente Prudente-Alvorada Brazil
21 Presidente Prudente-Leste Brazil
12 Presidente Prudente-Nascente Brazil
26 Presidente Prudente-Norte Brazil
27 Presidente Prudente-Oeste Brazil
18 Presidente Prudente-Rosa dos Ventos Brazil
17 Presidente Prudente-Sudoeste Brazil
42 Presidente Prudente-Sul Brazil
23 Presidente Venceslau Brazil
12 Primavera Brazil
12 Quatá Brazil
28 Rancharia Brazil
18 Regente Feijó Brazil
21 Rinópolis Brazil
33 Santo Anastácio Brazil
18 Tarumã Brazil
28 Tupã Brazil
35 Tupa-Vanuire Brazil
36 Tupi Paulista Brazil
16 Vera Cruz Brazil


IGE 2013




PREZADOS COMPANHEIROS

ALÉM  DAS INSCRIÇÕES PARA A AUSTRALIA TAMBEM  ESTÃO ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA USA/CANADA ATÉ  DIA 10 DE SETEMBRO .


            VAMOS APROVEITAR A OPORTUNIDADE E DIVULGAR ROTARY .

                           CONTAMOS COM VOÇES


FORTE ABRAÇO


RUBENS ALBERTO CONSTANTINO
CHAIR IGE

e-mail    rubensconstantino@hotmail.com