O projeto consiste em um esforço múltiplo visando aumentar a conscientização da população sobre a importância da Doação de Sangue.
O objetivo do projeto, além de ressaltar a importância da doação de sangue, é acabar com vários mitos que envolvem tal procedimento e também criar uma espécie de “Banco de Doadores”, para que quando for necessário à doação de sangue de algum tipo sanguíneo mais raro, o Banco de Sangue tenha um acesso rápido à estes possíveis doadores, facilitando o contato com eles.
O que é a Doação de Sangue?
É o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.
Por que doar?
Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro.
É fato que a necessidade de transfusões sanguíneas é bem maior do que as doações para fazer a reposição, por isso a importância de uma campanha contínua visando a doação e com isso quem sabe criar um hábitos nestes novos doadores.
Como Participar?
Para participar da Campanha AJUDAR TÁ NO SANGUE, basta procurar o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Tupã, na Rua Manoel Ferreira Damião nº 444, ao lado do Pronto Socorro, de Segunda a Sexta-Feira das 7h30 até as 12h.
Esta é uma campanha do Rotaract Club de Tupã com o apoio do Rotary Club de Tupã.