Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

12 clubes rotários são 100% Companheiros Paul Harris


Flâmula entregue ao clube que consegue todos os associados doadores da Fundação Rotária


O Distrito 4510 do Rotary International, na região centro oeste do interior do estado de São Paulo conta atualmente com 12 clubes rotários que estão registrados na Fundação Rotária como sendo 100% Companheiros Paul Harris. Isto quer dizer, segundo o Governador do D4510 de RI, o empresário Luiz Carlos Gonçalves, associado do Rotary Club de Bauru Terra Branca, que todos os associados destes clubes doaram para a Fundação Rotária. “São poucos clubes que conseguem esta honraria”, disse o dirigente que vem desenvolvendo um trabalho para que mais clubes da região tenham o quadro associativo total como doadores para Fundação Rotária. “Esta é uma conquista importante para o clube”, disse.

Dos 66 clubes do Distrito 4510 do Rotary International somente 12 deles atingiram esta conquista: Rotary Club de Marília, Rotary Club de Presidente Prudente-Oeste, Rotary Club de Cândido Mota, Rotary Club de Bauru-Parque das Nações, Rotary Club de Bauru-Terra Branca, Rotary Club de Bauru-Vitória Régia, Rotary Club de Pederneiras, Rotary Club de Presidente Prudente-Alvorada, Rotary Club de Bauru-Norte, Rotary Club de Assis, Rotary Club de Presidente Prudente-Leste e Rotary Club de Marília-Dirceu. “Esta conquista demonstra que todos os associados colaboraram com a Fundação Rotária, compreendendo a importância da nossa fundação no trabalho do Rotary dentro da comunidade”, disse o coordenador distrital da Comissão da Fundação Rotária, o engenheiro Alonso Campoi Padilha Junior, associado do Rotary Club de Bauru-Norte.

Na Gestão 2011-12, três clubes conquistaram esta marca: Rotary Club de Marília, Rotary Club de Candido Mota e Rotary Club de Presidente Prudente-Oeste; Na Gestão 2010-11 foram cinco clubes: Rotary Club de Bauru Parque das Nações, Rotary Club de Bauru Terra Branca, RC de Bauru Vitória Régia, Rotary Club de Pederneiras e Rotary Club de Presidente Prudente-Alvorada; Na Gestão 2008-09 foram mais dois clubes: Rotary Club de Assis e Rotary Club de Bauru-Norte; Na Gestão 2006-07 foram outros dois clubes; Rotary Club de Presidente Prudente-Leste e Rotary Club de Marília-Dirceu. “Já temos mais três clubes que devem conquistar esta honraria até o final da atual gestão”, disse animado o Governador do D4510 de RI, Luiz Carlos Gonçalves.

Além do registro na Fundação Rotária, o clube que passa a ser considerado 100% Companheiro Paul Harris, recebe uma flâmula que deve ser exposta em todas as reuniões ordinárias, extraordinárias e do Conselho Diretor, como forma de demonstração da conquista alcançada. “Naturalmente quanto mais associados o clubes tiver, ele praticamente entra no clube como Companheiro Paul Harris, promovendo a doação, mantendo a conquista do clube que de forma merecida deve demonstrar o feito através do banner”, comentou Alonso Campoi Padilha Júnior que também acredita na conquista de mais três clubes até junho do ano que vem. “Espero que mais clubes conquistem esta marca, o que demonstraria um maior comprometimento com a nossa Fundação Rotária”, falou o coordenador distrital.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

MANUAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DA PESSOA IDOSA

MANUAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DA PESSOA IDOSA
Autoria: Centro de Estudos Ortopédicos do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

SOBRE A QUEDA.

Definição: deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com a incapacidade de correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais que comprometem a estabilidade.
As quedas das pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. Representa um problema de saúde pública.
A queda pode significar que houve o declínio das funções fisiológicas (visão, audição, locomoção), ou ainda representar sintomas de alguma patologia específica. Os acidentes por quedas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e morte, dependendo do caso. Afetam a qualidade de vida do idoso por consequências psicossociais, provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como o início da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua modalidade também afeta as atividades sociais e recreativas.

FREQUÊNCIA E CONSEQUÊNCIAS.
No Brasil cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez no ano. A freqüência é maior em mulheres.
O risco de fraturas decorrentes de quedas aumenta com a idade. Estudos mostram que 40% das quedas em mulheres com mais de 75 anos e 28% das quedas em homens da mesma idade resultam em fraturas. 5 a 10% das quedas resultam em ferimentos importantes.
O risco de quedas aumenta com o avançar da idade e pode chegar a 51% em idosos acima de 85 anos. Mais de dois terços daqueles que têm uma queda cairão novamente nos seis meses subsequentes. 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa.

FATORES DE RISCO.

Existem fatores que predispõem à queda no idoso e que, de forma simplificada, podem ser divididos em intrínsecos, aqueles relacionados às alterações fisiológicas do processo de envelhecimento ou então a uma patologia específica e ainda ao uso de medicamentos. Existem também os fatores extrínsecos, aqueles relacionados ao ambiente em que o idoso interage, sua casa, locais públicos e transporte coletivo, entre outros.

FATORES INTRÍNSECOS RELACIONADOS À QUEDA EM IDOSOS.

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO: diminuição da visão, diminuição da audição, sedentarismo, distúrbios musculoesqueléticos (fraqueza muscular e degenerações articulares), alterações na postura, alteração de equilíbrio e locomoção e deformidade nos pés.

DOENÇAS QUE PREDISPÕEM À QUEDA: doenças cardíacas, doenças pulmonares, doenças neurológicas (derrame cerebral, demência, Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, doenças geniturinárias, osteoporose, artrose e labirintite).

MEDICAMENTOS: antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos e antipsicóticos, anti-hipertensivos, anticolinérgicos, diuréticos, antiarrítmicos, hipoglicemiantes, anti-inflamatórios não-hormonais, polifarmácia (uso de 5 ou mais drogas associadas).
Neste manual você conhecerá alguns fatores de risco que poderão contribuir para a queda nos idosos, bem como pequenas dicas que poderão ajudá-lo a tomar algumas medidas de prevenção no ambiente domiciliar, onde ocorre a maioria das quedas.

BANHEIRO: Não utilize tapetes de tecido (ou retalhos), que podem provocar escorregões (use tapetes emborrachados antiderrapantes). Caso tenha dificuldade para enxergar, evite utilizar banheiro com pouca iluminação ou com piso, cortinas e peças da mesma cor (aumente a iluminação: use lâmpadas fluorescentes, cortinas claras, assento do vaso sanitário e pia em cores diferentes das do piso e do chão). Utilizar vaso sanitário muito baixo e sem barras de apoio pode provocar desequilíbrio, além de ser desconfortável (aumente a altura do vaso e instale barras de apoio laterais e paralelas ao vaso). Evite tomar banho em banheiros com boxe de vidro, sem tapete antiderrapante e sem barras de apoio (substitua o boxe de vidro por cortinas, utilize tapetes antiderrapantes e instale barras de apoio nas paredes; na dificuldade em se abaixar durante o banho, utilize uma cadeira de plástico firme e resistente).

QUARTO: Não use tapetes soltos nem encere o piso com produtos escorregadios; evite usar calçados altos ou com solado liso e nunca ande somente de meias (use tapetes presos ao chão; quanto ao piso, o melhor mesmo é não encerar; use sempre sapatos com solado antiderrapante). Evite camas muito baixas e colchões muito macios; você pode ter dificuldade para levantar ou deitar (ajuste a altura da cama e se preciso troque o colchão por um mais firme). Nunca levante no escuro (providencie um interruptor de luz ao lado da cama ou um abajur).

SALA: Não deixe que extensões elétricas ou fios de telefone cruzem o caminho e não permita que sapatos, brinquedos e outros objetos fiquem espalhados pelo chão (mantenha os fios dos aparelhos próximos às tomadas; deixe o caminho livre e sem bagunça). Cuidado com sofás muito baixos e macios ou poltronas sem braços; você pode ter dificuldade para se levantar (prefira sofás mais altos e firmes e poltronas com braços).

COZINHA: Não utilize armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar os objetos (os armários devem ser de fácil alcance e fixados à parede).

ESCADA: Nunca deixe qualquer tipo de objeto nos degraus; escadas com pouca iluminação, sem corrimão e com degraus estreitos são perigosas (a escada deve estar livre de objetos, possuir corrimãos dos dois lados, fitas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz, tanto na parte inferior quanto na superior).

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: Se possível escolha as cores de mobília e piso diferentes da cor do animal de estimação; isso evita que você tropece e tenha uma queda. Nunca deixe a casinha do cachorro muito próxima da entrada da sua casa. Quando for preciso prender o animal, a corrente deve ser do tamanho médio para que não cruze o seu caminho.

OUTRAS DICAS.

Consulte seu geriatra regularmente.
Faça exames oftalmológicos anualmente.
Mantenha uma dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D.
Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas.
Tome banho de sol regularmente.
Informe-se com seu médico sobre efeitos colaterais dos remédios que você está tomando.
Certifique-se de que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e os guarde em local adequado.
Tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foram receitados pelo seu médico.
Participe de programas de atividade física que visem ao desenvolvimento de agilidade, equilíbrio, coordenação e força muscular.
Converse com seu médico a respeito do tipo de atividade física que você pode realizar.
Leve uma vida saudável e seja feliz.

Rotary Club de Tupã, 9/outubro/2012 – Colaboração do comp. Innocente V. Chiaradia (Sócio Honorário)