Sites dos Distritos Rotários no Brasil

terça-feira, 10 de julho de 2012

2ª Reunião do Rotary Club de Tupã Recebe Intercambiárias do YEP

Mesa diretora dos trabalhos
Esq / Dir - Intercambiária YEP Tupã (Silvia Zanichelli) - Intercambiária Yep Szambathely - Hungria (Eszter Ori) - Presidente Rc Tupã (Alexandro Saes) - Comp. Visitante Rc. Piracicaba (Elcio Barstsch) - Presidente Rotaract (Renato Lazaretti)

Casa cheia na 2ª reunião ordinária do Rc. Tupã


O Presidente Solicitou a todos que saudassem o pavilhaão nacional e as demais bandeiras
O diretor de protocolo cp. Roberto Abdian anunciou a mesa diretora dos trabalhos, saudou os visitantes, as intercambiárias visitantes, membros do rotaract, interact e rotakids, bem como o cp. Elcio, do Rc. Piracicaba.
Na ausência do companheiro Manoel Fenando, o cp. Adriel Castro leu a ata da reunião anterior e anunciou as recuperações.
Foi anunciada a frequência da reunião anterior após as recuperações.
O companheiro anunciou que ainda existem pendências e que na próxima reunião, anunciará o balancete do clube.
O companheiro Valdomiro Mattos anunciou os aniversariantes e as datas comemorativas.


Foram homenageados os cp. Bancários do Rc. Tupã, em relação ao Dia do Bancário, comemorado em 01 de Julho. Esq - Dir. Cp. Adriano Alves, cp. Valdomiro Mattos, Cp. Joyce Roque, Cp. Luis Antonio Valverde e Cp. Roberto Abdian.

Os companheiros Adriel Castro, Luis Antonio Valverde e Adriano Luiz Alves, fizeram apresentações dos trabalhos que realizarão em suas comissões.
O Presidente Alexandro Saes comentou aos companheiros sobre o livro do associado honorário Inocente Chiaradia, Frase e Afins. Aproveitou também para convidar os companheiros para assistir uma palestra a ser prezida por ele (Presidente), na Santa Casa de Tupã, sobre o conceito 5S.

Agradeceu  a presença dos companheiros rotarianos na festiva de posse do Rotakids que ocorreu no sábado passado.

A Past President 2011-12 e agora Governadora Assistente na gestão 2012-13, apresentou os resultados dos trabalhos do principal projeto permanente do Rotary Club de Tupã, o albergue noturno.
O presidente comentou sobre o convênio com o Posto de Gasolina do cp. Adriel Castro, onde parte da renda do abastecimento é revertido ao Rotary Tupã. Pediu aos companheiros que utilizem mais o estabelecimento, uma vez que é uma fonte de recursos para o clube.


Anunciou a agenta de trabalhos para o evento Costelão.

O presidente anunciou ainda o cronograma do clube, com a sequência dos trabalhos. Entregou também aos companheiros a Agenda do Associado, com a programação do ano rotário e muitas informações rotárias.



A intercambiária do YEP, da cidade de Szambathelly (Hungria), a jovem Eszter Ori,  trocou flâmula com o presidente do Rc. Tupã Alexandro Saes. Ao centro a cp. Joyce Roque, que ajudou na tradução da apresentação da húngara. Ao lado da Joyce, a responsável pelo YEP, a cp, também responsável pelo Rotakids, Lucia Claudia Orlandi Lemos e ao seu lado, a jovem Silvia Zanichelli, que irá intercambiar na hungria, ficando na casa da visitante Eszter.

Flâmula do Rotary Club de Szombathely, na Hungria.


Abaixo, a apresentação através de slides, da intercambiária Eszter Ori.











A jovem falou da localização de sua cidade, dos pontos turísticos, dos pratos e danças típicas, dos costumes locais, como por exemplo o natal, que é comemorado no dia 06 de dezembro e que não existem papai noel, quem dá os presentes é Jesus Cristo. Mostrou também quem são as personalidades e os principais inventos provindos da Hungria.


O Presidente saudou os visitantes, os companheiros e convidados, solicitou a todos que saudassem o pavilhão nacional e as demais bandeiras e encerrou a reunião.


























Carta do Presidente de Rotary International - Julho de 2012.


Caros rotarianos,

Eu faço parte da primeira geração que cresceu no Japão após uma guerra devastadora e é natural que agora meus compatriotas coloquem a paz como prioridade. Vimos os estragos que o militarismo causou em nosso país em comparação ao grande crescimento econômico que se produziu quando nossa nação optou por propagar a paz.
Foi essa decisão que permitiu com que o Japão crescesse e prosperasse, dando às novas gerações a oportunidade de crescerem sem medo, e de receberem melhor educação e qualidade de vida. A decisão de escolher a paz mudou radicalmente a atitude japonesa em relação aos demais países e culturas. Abrimos nossas mentes para nos tornarmos mais tolerantes e compreensivos.
E nos permitiu redirecionar nossas energias em metas positivas. No Japão, é uma tradição dar prioridade às necessidades da sociedade como um todo acima das necessidades individuais. Isso tem sido parte da nossa cultura. Essa tradição nos ajudou a sobreviver e reconstruir nosso país nas semanas e nos meses após o terrível terremoto que aconteceu em março de 2011.
Esta é uma lição positiva que todo mundo pode aprender. Quando colocamos as necessidades do próximo acima das nossas próprias necessidades, quando focamos nossas energias para o alcance de uma meta comum e para o bem de todos, tudo muda: a forma como nos relacionamos com o mundo, as nossas prioridades, e o nosso conceito sobre paz.
Nossa meta no ano rotário de 2012-13 será a paz, e pedirei a todos os rotarianos que trabalhem ativamente para alcançar a Paz Através do Servir.
O serviço humanitário é o coração do Rotary e ao fazer desta a nossa prioridade, colocaremos as necessidades dos outros acima das nossas. Com isso, compreenderemos mais as dificuldades do próximo, nos tornaremos mais generosos com nosso tempo e recursos, e mudaremos a maneira como pensamos. Ao invés de tentarmos mudar os outros, reconheceremos que todos nós temos algo a aprender.
Ao servir, aprenderemos a aceitar nossas diferenças, a ser compreensivos e agradecidos, e a ver o que há de bom nas outras pessoas. Com respeito mútuo, viveremos em paz com os outros.
Por isso, peço a todos que a Paz Através do Servir seja nossa prioridade este ano, e que a nossa meta seja construir um mundo mais pacífico.
Sakuji Tanaka 
Presidente, Rotary International