Em 23 de fevereiro comemoramos 107 anos de vida da nossa organização.
Em 1905, quatro homens liderados pelo Advogado Paull Harris, resolveram organizar uma associação de homens de negócios com a finalidade de prestar serviços voluntários às comunidades.
O Rotary surgiu nos Estados Unidos em um momento em que existia insatisfação popular devido a grandes distúrbios provocados por grupos que buscavam ganhar a vida de forma fácil ou através da corrupção. Vivíamos também os reflexos da Revolução Industrial e a perspectiva de guerras que culminariam com a 1ª grande guerra mundial.
Naquela época, viviam homens e mulheres inescrupulosos, sem parâmetros da ética e da Cidadania.
Foi aí que se pensou em formar um agrupamento para servir em todas as partes do mundo. Homens dignos, honrados, éticos e responsáveis, cuja honra da família constituída estava em primeiro lugar.
Com o passar dos anos, os objetivos e princípios do Rotary foram evoluindo diante da dinâmica da vida em sociedade.
Doze anos após, em 1917, surge a nossa Fundação Rotária cuja finalidade seria a difusão da nossa missão da Compreensão e da Paz Mundial, através de projetos humanitários realizados por todos aglomerados denominados de Clubes.
Foi assim que crescemos, internacionalizando jovens através dos nossos Intercâmbios, especializando bacharéis, com as nossas Bolsas Educacionais Internacionais, minimizando sofrimentos através do fornecimento de próteses, cadeiras de rodas, muletas, para portadores de necessidade especiais e através das nossas profissões servindo a humanidade pelo princípio do “Dar De Si Antes De Pensar Em Si”.
Hoje somos mais de 1,2 milhões de Rotarianos, e a família Rotária é ampliada pelos Interactianos, Rotaractianos (Clubes de jovens e adolescentes), trabalhando na orientação e profissionalização de jovens, buscando recursos financeiros para reduzir a mortalidade infantil, minimizando o sofrimento advindo do meio ambiente, da falta do saneamento básico, procurando alfabetizar crianças, jovens e adultos; fazendo prevalecer o lema de que o desenvolvimento econômico e social da humanidade depende da educação possibilitando que todo Cidadão saiba ler, escrever, conhecer números, sabendo interpretar as palavras e operacionalizar os números.
Comemorando 107 anos de vida, sem mácula, é mostrar que o maior projeto de Rotary, assumido em 1985, quando 800.000 crianças, jovens e adultos do mundo eram contaminados pelo vírus selvagem da Poliomielite e hoje com as parcerias que fizemos junto com a Organização Mundial da Saúde e a Fundação Bill e Melinda Gates, praticamente temos essa doença erradicada do mundo, a exceção de algumas pequenas regiões, que por ignorância de Governos, falta de comunicação, questões políticas, não temos tido condições de levar e aplicar as vacinas de combate a este vírus maldito em locais de extrema pobreza e de guerras constantes.
Vamos juntos assoprar as velinhas esperando que os Rotarianos e você que poderá se aliar a nós, estejam sempre conosco, nos presenteando nesse nosso aniversário. Peço com toda a humildade, indicar para nós um associado para que possamos através do companheirismo, da amizade, do conhecimento e motivação, realizarmos muito mais através do lema de “Conhecermos a nós mesmos para envolvermos a humanidade”.
Consiga também outro presente, uma empresa cidadã para que essa contribua com a nossa ABTRF – Associação Brasileira The Rotary Foundation, braço no Brasil da nossa Fundação Rotária e assim realizando projetos humanitários envolveremos muito mais as nossas comunidades e o mundo através da nossa internacionalidade.
Obrigado antecipadamente por nos oferecer um bolo de aniversário para juntos apagarmos as velinhas e nos presentear com o nosso pedido.
José Antônio Figueiredo Antiório
Diretor de Rotary International