Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lema do RI para 2012-13: “Paz através do Servir”

 

O presidente eleito do RI Sakuji Tanaka revelou o lema do RI para 2012-13, “Paz Através do Servir”, durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Internacional de 2012.
O presidente eleito do RI Sakuji Tanaka pedirá para que todos os rotarianos construam a Paz Através do Servir em 2012-13.
Tanaka revelou o lema durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Internacional de 2012, um evento de treinamento para governadores de distrito do Rotary. "Paz, independente de sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançado apenas por tratados, governos ou atos heróicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples." "A paz tem diferentes significados para diferentes pessoas", disse Tanaka.  
"Não há uma definição certa ou errada, dependendo de como usamos a palavra, aquele é o significado de paz para cada um de nós." "E independente de como a usamos e de como a entendemos, o Rotary pode nos ajudar a alcançar a paz", adicionou.
Tanaka, um empresário da região metropolitana de Tóquio, contou como se tornar rotariano ampliou sua compreensão do mundo. Após se associar ao Rotary Club de Yashio em 1975, ele disse que começou a perceber que seu propósito na vida não era ganhar mais dinheiro e sim ser mais útil para outras pessoas. "Percebi que, ajudando o próximo, mesmo de maneiras muito simples, eu poderia promover a paz", disse Tanaka. Ele ressaltou que a tradição japonesa de colocar as necessidades da sociedade acima das individuais, ajudou a reconstruir seu país após o tsunami e terremoto em março. "Esta é uma lição com a qual o mundo inteiro pode aprender de forma positiva. Quando enxergamos as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas, e quando concentramos nossas energias em um objetivo que beneficiará todos, tudo muda. Desde as nossas percepções, até a maneira de nos relacionarmos com o mundo e as nossas prioridades."
Tanaka pede para que em 2012-13, rotarianos concentrem a energia de seus clubes nas três prioridades do Plano Estratégico do RI. Ele também pede que promovam os três Fóruns Rotary pela Paz Global que serão realizados em Hiroshima, Berlim e Honolulu. "No Rotary, nosso negócio não é obter lucro. Nosso negócio é alcançar a paz. Nossa recompensa não é dinheiro, e sim a felicidade e satisfação de ver um mundo melhor e mais pacífico, construído através de nossos próprios esforços.

Clube de Marília muda de nome por orientação de RI



Assinatura da documentação do novo clube foi feita e encaminha ao Rotary International

O oitavo clube recém criado na cidade de Marília, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do estado de São Paulo, teve que mudar o nome inicialmente sugerido por orientação do Rotary International. Devido a uma decisão do Conselho Diretor de RI, em reunião realizada em maio deste ano, nenhum novo clube pode receber o nome complemento de “Novas Gerações”, assim sendo, o clube mariliense foi registrado como: Rotary Club de Marília – Coroados. “Isso não muda em nada, afinal, os princípios, os desejos e as expectativas continuam nestes novos rotarianos”, disse o Governador do D4510 de Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do RC de Marília Pioneiro, surpreendido com a norma recém criada e ter que promover a alteração.

O novo clube criado com 29 associados esteve reunido no último final de semana e fizeram a escolha do nome do novo clube. Vários aspectos foram analisados, lembrando-se de nomes de personalidades da história da cidade, bem como termos motivacionais, semelhanças de clubes já existentes e até de detalhes dentro da história do Rotary International. “Relacionamos aproximadamente 60 nomes possíveis, e a partir deste instante começamos excluindo os menos simpáticos até chegarmos a uma lista final”, lembrou o Governador Assistente Marcos Antônio Carchedi, associado do Rotary Club de Marília Tradição, representante do Governador do D4510 de RI, no processo de fundação do clube. “O nome Coroados foi o da preferência”, anunciou.

A escolha deste nome que lembra os indígenas que habitavam a região de Marília no início da colonização na década de 20, por terem hábitos diferenciados, serem os líderes iniciais na região e considerados conquistadores e atitudes guerreiras. “Tudo a ver com os nossos princípios, pois, queremos mostrar um comportamento rotário diferenciado, somos líderes em nossas atividades e queremos ser considerados conquistadores de programas e projetos rotários com atitudes perseverantes”, disse o jornalista Sérgio Avelar Brant Ungaro, primeiro presidente eleito e associado fundador do oitavo clube mariliense.

Em reunião ordinária do Rotary Club de Marília Pioneiro, clube padrinho, a diretoria atual através da presidente Angela Cecília Giovanetti Teixeira e a secretária Lúcia Helena Zanella Lima, assinaram toda a documentação juntamente com o presidente eleito: Sérgio Avelar Brant Ungaro e a primeira secretária Sheila Rodrigues de Oliveira Lopes, na presença do Governador do D4510 de RI, Márcio Cavalca Medeiros. “A documentação foi preenchida e encaminhada, aguardamos agora o envio da Carta Constitutiva”, anunciou o dirigente rotário feliz com o surgimento de um novo clube no distrito. “Gostei da escolha do nome que resgata a origem da história da cidade”, comentou o Governador do D4510 de RI que a partir dos 29 associados ingressos com o novo clube chega 92 novos associados na Gestão 2011-12, em todo o distrito rotário, até esta semana.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

Recado da Presidente ELISA KEIKO


Companheiras e companheiros

Quero novamente agradecer o envolvimento de todos neste ano rotário.  Vocês fazem parte desta engrenagem contribuindo com a história do Rotary Club de Tupã.
Tenho orgulho de tê-los como meus companheiros.

Ainda temos mais um trabalho a fazer.  Nos dias 23 e 24 de junho (neste fim de semana) acontece na Fazenda Palma, o CODIRC Conferência Distrital de Rotaract.  Teremos a participação dos jovens rotaractianos do Distrito e também a presença do Governador Márcio e Luiz Carlos.

Peço a todos, que puderem, que prestigiem este evento. É importante demonstrar nosso apoio aos jovens do nosso clube.
Estaremos desde o sábado pela manhã organizando e preparando o local.  O evento terá início oficial as 14 hs.
No sábado a noite teremos jantar e almoço no domingo.  Para aqueles que somente forem passar o dia conosco e fazer as refeições será cobrado o valor de R$ 10,00.  Caso queiram também pernoitar o valor total é de R$ 60,00 (levar roupa de cama e banho).

No sábado a tarde teremos apresentação e concurso de projetos realizados pelos clubes e precisaremos de juízes.

Não deixem de irem.   É uma grande oportunidade de conhecer o trabalho desses jovens.

Espero poder encontrá-los lá.

Abraços

Elisa

Novidades em Serviços Rotários - Fortaleça os projetos de clubes e distritos


Três clubes ajudam mães e crianças
Através de um Subsídio Equivalente da Fundação Rotária, três Rotary Clubs se uniram para fornecer os serviços médicos prestados a mães e crianças em uma ilha na costa do Sri Lanka. O Rotary Club de Colombo Regency, Província Ocidental, junto com seus parceiros internacionais, o Rotary Club de Newtown, EUA, e o Rotary Club de Colombo Fort, Sri Lanka, para realizar a quarta clínica médica para mães e crianças na Ilha de Delft.
“Foi muito gratificante oferecer a gestantes e crianças pobres e desnutridas acesso gratuito a consultas e tratamento médico", disse Gehan de Alwis, associado do Rotary Club de Colombo Regency. “É uma experiência fenomenal que só foi possível graças aos contatos internacionais do Rotary.”

Leia mais

Rotary anuncia três novos parceiros
O Rotary International recentemente formou parcerias oficiais com três organizações que fornecerão a clubes e distritos mais oportunidades de serviços humanitários. 
Trabalhe com a ShelterBox para oferecer auxílio em casos de desastres
ShelterBox, uma organização que fornece assistência pós-desastres, é o primeiro parceiro de projeto do Rotary! A ShelterBox fornece abrigos de emergência e suprimentos essenciais para salvar a vida de famílias vítimas de desastres. Os Rotary Clubs e distritos podem trabalhar com a ShelterBox patrocinando kits para comunidades em estado de emergência, ajudando a liberar os suprimentos doados na alfândega ou acomodando as equipes de socorro, servindo como voluntário em equipe da ShelterBox ou ajudando a alinhar o auxílio da ShelterBox com as necessidades das áreas devastadas por desastres. Leia as informações sobre a parceria ShelterBox/RI  para saber como o seu clube ou distrito pode trabalhar com a ShelterBox.
Colabore com a Global FoodBanking Network para combater a fome mundial
A Global FoodBanking Network (GFN) é uma organização internacional dedicada ao combate à fome que cria bancos de alimentos em comunidades de todo o mundo e fornece apoio aos já existentes. Através da parceria com a GFN, Rotary Clubs e distritos podem servir em bancos de alimentos, ajudar a abrir novos bancos, organizar campanhas de coleta de alimentos, patrocinar caminhões para transporte e distribuição de comida, aumentar a conscientização pública sobre a fome mundial e distribuir alimentos através de programas de merenda escolar. Saiba como o seu clube ou distrito pode trabalhar com a GFN lendo a folha de daods sobre a parceria GFN/RI.
Amplie o impacto dos serviços às Novas Gerações através da parceria com a YSA
YSA é uma organização que se empenha para orientar jovens, professores, organizações comunitárias e autoridades públicas a respeito do poder que a juventude tem para solucionar problemas, e envolver crianças e jovens como voluntários, estudantes e futuros líderes comunitários. Rotary, Rotaract e Interact Clubs e distritos são incentivados a  consultar o site da YSA para obter ideias de projetos humanitários, ver recursos disponíveis e descobrir oportunidades de subsídios, e a se envolver em eventos anuais como o Dia Mundial do Voluntariado Jovem. Leia as informações sobre a parceria para descobrir outras formas em que os jovens podem atuar em prol da educação, direitos humanos, meio ambiente e muito mais. 

O Rotary Showcase chegou!
Rotary Showcase é a mais nova ferramenta de mídia social do Rotary International que ajuda rotarianos a compartilhar iniciativas humanitárias de seu clubes com outras pessoas, dentro e fora da família rotária. O usuário do Rotary Showcase pode adicionar projetos humanitários do seu clube, trocar ideias com outros rotarianos e explorar uma variedade de atividades que estão sendo implementadas por Rotary Clubs em todo o mundo.

O Rotary Showcase foi oficialmente lançado durante a Convenção de 2012 em Bangcoc, quando centenas de rotarianos postaram descrições, fotos, vídeos e dados de impacto dos seus projetos, e depois compartilharam suas histórias no Facebook com um simples clique do mouse. 


Clube quer intensificar campanha contra a Pólio



Rotarianos participaram do Dia Nacional contra a Paralisia Infantil expondo faixas na cidade. Querem repetir

O Rotary Club de Marília Pioneiro pretende desenvolver uma campanha extensiva na cidade de Marília contra a paralisia infantil. O fato da cidade ter atingido o índice de um pouco mais de 70% das crianças a serem vacinadas preocupa os rotarianos. “Parece-me que foi o índice mais baixo atingido ultimamente”, disse em tom de preocupação a presidente do Rotary Club de Marília Pioneiro, a advogada Angela Cecílio Giovanetti Teixeira. “Algo precisa ser feito, afinal, esse compromisso é nosso”, disse a rotariana que pretende se reunir com os demais clubes da cidade e desenvolver um trabalho neste sentido. “O fato da campanha ser dividida em duas etapas não quer dizer que não deva atingir os 100% nas duas”, disse a advogada.

No último final de semana o clube percorreu alguns locais de grande movimentação estendendo uma faixa que informava se tratar do Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. “O nome Poliomielite talvez não seja compreendida por pessoas mais simples”, justificou a presidente do RC de Marília Pioneiro que procura utilizar o termo: paralisia infantil ao invés de Poliomielite, para alertar a população menos esclarecida. “Muitas pessoas nos procuraram perguntando onde poderiam vacinar as crianças”, comentou ao passar aproximadamente seis horas em atividade pelas ruas da cidade.

A proposta de se produzir uma faixa de alerta para o Dia Nacional de Vacinação se deve ao fato de que expondo o alerta em locais de grande concentração de pessoas, os pais terão curiosidade em saber onde podem vacinar em locais próximos. “Por isso ficamos sempre próximo de um dos postos de vacinação montado pela Secretaria Municipal de Saúde, e direcionamos as pessoas pra lá”, comentou a veterinária Monaliza Marega, uma das rotarianas em atividade no último sábado, quando aconteceu a primeira fase da campanha nacional. “As pessoas passando de carro, moto, bicicleta ou a pé, lembram que precisam vacinar as crianças, ao verem a faixa”, ressaltou a socióloga, Sandra Paula Daura, outra rotariana que esteve em atividade na ação promovida pelo Rotary Club de Marília Pioneiro, que reuniu os jovens do programa Rotaract, bem como os intercambiados estrangeiros que estão na cidade, para fortalecerem a campanha do clube rotário.

Para a Angela Cecília Giovanetti Teixeira talvez fosse preciso intensificar a campanha nos locais onde menos crianças foram vacinadas na cidade de Marília num todo. “Vamos buscar esta informação e verificar o que pode ser feito”, comentou a presidente do RC de Marília Pioneiro que não descarta a possibilidade de continuar com a exposição da faixa nos próximos finais de semana. “Talvez se cada clube tomasse uma ação específica a ser feita, independente do Dia Nacional, poderemos atingir os 100% das crianças que é o objetivo maior”, comentou ao propor esta ideia aos demais sete clubes rotários de Marília em encontro futuro.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020