Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Administração Estratégica é tema de evento rotário

O Governador do D4510 de RI, Márcio Medeiros, estimula o debate sobre o Planejamento Estratégico nos clubes rotários

Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Tupã e do Rotary Club de Parapuã, ambos do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, estiveram reunidos num único evento em que foi apresentado o tema: Administração Estratégica, pelos rotarianos: Adriano Alves e Alessandro S. Saes. “O tema é oportuno e necessita ser mais exposto entre os clubes”, disse o Governador do D4510 de RI, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, ao estimular a realização deste tipo de encontro. “Não é o primeiro e nem deve ser o último”, ressaltou ao mostrar a importância do debate sobre o assunto entre os clubes rotários.

De acordo com o Governador Distrital do Rotary International este tema é necessário nos clubes rotários, em razão da sugestão da organização internacional em que os grupos adotem o Planejamento Estratégico nas ações internas dos clubes. “O planejamento estratégico é um instrumento sugerido pelo Rotary International para que os clubes tenham gestões tranqüilas, planejada e dentro dos padrões rotários”, comentou o dirigente regional ao parabenizar os rotarianos que participaram deste evento realizado em Parapuã.

Segundo Adriano Alves a administração estratégica é elemento fundamental para a sobrevivência das empresas de modo geral, no mercado globalizado. “A análise crítica dos dados obtidos através dos resultados da matriz, com Pontos Fortes e Pontos Fracos, e ainda as Oportunidades e Ameaças, são fatores a serem observados para as decisões e a construção de um planejamento adequado”, disse o especialista. “Para a eficácia dos planejamentos, a sugestão é que as mudanças sejam para médio e longo prazo, e que no decorrer do processo sejam realizadas as ações corretivas e implementações necessárias”, falou ao mostrar uma série de exemplos aos participantes do encontro.

Para o rotariano as ferramentas que o site do distrito oferece aos clubes, com vários manuais, de fácil linguagem, provoca um bom entendimento aos companheiros sobre as questões rotárias. “O clube deve começar imediatamente a elaborar seu Plano Estratégico”, disse Adriano Alves, associado do RC de Tupã. “O colégio de governadores se encontra à disposição dos clubes para a realização de palestras e treinamentos”, anunciou ao reforçar a necessidade dos clubes se alinharem ao processo o mais rápido possível.

Para Alessandro Saes, associado do RC de Tupã, em 2008, visando aprimorar os conceitos técnicos de administração, o Rotary International criou o Plano Estratégico de RI, quando vários fatores foram discutidos e formas de atuação em âmbito global foram analisados. “Além dos processos em andamento, os programas da Fundação Rotária, entre outros, a grande meta seria a implantação do Plano Estratégico”, disse. “Os clubes foram submetidos a questionamentos, para ajustes de idéias, revisão das práticas administrativas, avaliação do progresso e promoção e divulgação contínua do plano”, falou ao participar do encontro.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020