Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FESTIVA DE VISITA DO GOVERNADOR

VISITA DO GOVERNADOR

ALBERGUE NOTURNO

O Rotary Club de Tupã teve ontem dia 27/11/2012 a satisfação em receber o Governador do Distrito 4510, o companheiro Luis Carlos Gonçalves e sua Esposa Marilene.

O governador chegou em Tupã por volta das 15:00h e foi recepcionado no Hotel Cazuza, pelo presidente do Rc. Tupã Alexandro Sgobb Saes, pelo Governador 1995-96 Paulo Ricardo Soares, pela Presidente do Rc Tupã 2011-12 Elisa Keiko Soares e pelo presidente do Rc. Tupã 2010-11 Adriano Luiz Alves.


Gov. 1995-96 Paulo Ricardo Soares, explica ao Gov. 2012-13 Luiz Carlos Gonçalves, o funcionamento do Albergue Noturno de Tupã, mantido pelo Rc. Tupã.


Depois de devidamente acomodado no hotel, o governador visitou as instalações do ALBERGUE NOTURNO, mantido pelo Rotary Club de Tupã, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tupã, principal projeto deste clube, que retira das ruas da cidade andarilhos, mendigos e necessitados, oferecendo-lhes comida, abrigo e apoio social, para que restabeleçam suas vidas. São atendidos no Albergue, aproximadamente 1800 pessoas/ano, perfazendo uma média de 150 pessoas mês.


 TV CÂMARA - Programa MÃO NA RODA



O Rotary Club de Tupã, através do companheiro Paulo Ricardo Soares, firmou parceria com a TV Câmara,  canal a cabo da cidade de Tupã, desenvolvendo um programa semanal de entrevistas com rotarianos e a membros da população, falando sobre temas diversos, de interesse público.

O programa inaugural foi gravado na tarde de ontem, tendo como Paulo Ricardo Soares o entrevistados, sendo entrevistados o governador Luiz Carlos Gonçalves, o presidente do Rc. Tupã Alexandro Sgobb Saes e o Presidente do Rc. Tupã Vanuíre, o companheiro Vagner Massoca.

No dia anterior, já havia sido gravado um programa piloto, onde foram entrevistados os presidentes dos programas de jovens Rotaract, Interact e Rotakids.


PLANTIO DE ÁRVORES

Em seguida, houve plantio de Acácias na praça João Ângelo Colluci, praça localizada aos redores da sede do Rc. Tupã, e que em parceria com a prefeitura munipal, deverá ser "olhada" pelos rotarianos de nosso clube. O governador plantou 03 mudas e o clube deverá ornamentar a praça com outras 13 árvores. A juventude representada pelos membros do Rotaract e Interact se fizeram presentes no evento.







 REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR

No final da tarde, o governador reuniu-se com o conselho diretor do Rc. Tupã, onde conversaram sobre as metas de Rotary Internacional para os clubes. O governador ficou bastante contente com os resultados demonstrados pelo clube e orientou os companheiros para conseguirem atingir aquelas que ainda estão faltantes. Demonstrou bastante interesse e contentamento em saber que o clube é um dos poucos do distrito que possuem todos os clubes de jovens em plena atividade. Outro fator interessante são os programas de intercâmbio, que o clube está participando ativamente, mandando e recebendo jovens de vários países.



 REUNIÃO FESTIVA DE VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR DO DISTRITO 4510 LUIZ CARLOS GONÇALVES

RESENHA DA REUNIÃO

PRESIDENTE Alexandro Sgoob Saes                      Sócios do Clube:       27
SECRETÁRIO M. Fernando Ferraz                          Sócios presentes        20
PROTOCOLO  Rodrigo Quinhoneiro                        Faltas Justif.               0
Percentagem de freq. da reunião 74%                          Recuperações             0
Percentagem de freq. após Recuperações  74%           Visitantes                   27
                           Convidados                19
Expediente:

Correspondência recebida: Não houve correspondências recebidas.

Correspondências expedidas: Não houve correspondências expedidas.

Recuperações: não houve  recuperações.

Presentes na reunião:

Nesta reunião de secretaria estiveram presentes 20 companheiros, representando 74 % de frequência.

Obs.: os dados em detalhe da frequência estão disponíveis no arquivo de controle de frequências.

Falta Justificada: Sem faltas justificadas

Visitantes: Ver lista de presença.

Convidados: Ver lista de presença.

Clubes Associados:
Rotaract/Interact/Rotakids

Pedidos de ofícios: Não houve pedido de ofícios.

Comunicações do Presidente, palestras, instrução rotária e outros assuntos tratados durante a reunião:

Por tratar-se de uma festiva, com a visita do Governador do Distrito, o presidente Alexandro abriu a reunião concitando aos presentes que cantassem o Hino Nacional Brasileiro e que, após, saudassem o Pavilhão Nacional. 





O companheiro Rodrigo Quinhoneiro efetuou o protocolo, anunciando a mesa diretora da noite assim composta: ao centro o Presidente Alexandro, à sua direita o Governador do Distrito 4510, Luiz Carlos Gonçalves, à esquerda deste o presidente do Rotaract Club de Tupã, Renato Lazaretti Gava, à sua esquerda o companheiro decano Joaquim Manoel Alves; à direita do presidente Alexandro, o EGD Paulo Ricardo Soares, à sua direita o presidente do Interact Club de Tupã, Vitor Turra e à direita deste, o garoto Neto, presidente do Rotakids Club de Tupã, que dirigiu-se à tribuna para discorrer sobre os projetos desenvolvidos pela entidade nesta gestão. 


APRESENTAÇÃO DE PROJETOS - ROTARACT, INTERACT E ROTAKIDS


Igualmente compareceu à tribuna o presidente do Interact Club, que falou rapidamente sobre os projetos por eles desenvolvidos e empossou os novos membros do clube. 


Em seguida foi à tribuna o presidente do Rotaract Club de Tupã, Renato Lazaretti Gava, que demonstrou os diversos projetos levados a efeito pela entidade e aqueles que ainda ocorrerão durante sua gestão, destacando o Banco de Cadeiras de Rodas e o evento denominado “Noite Oriental”, a realizar-se no próximo dia 08 de dezembro, nesta sede. Ato contínuo, entregou uma camisa do Rotaract Club de Tupã de presente ao Governador. 


POSSE DE NOVOS ASSOCIADOS





O presidente anunciou a presença dos companheiros Adriel Queiroz Castro e Emanuel Floresta Lima, padrinhos dos novos companheiros Gustavo Pinheiro e sua esposa, Adriana Pinheiro, respectivamente, que foram solenemente empossados nesta sessão. No concernente ao novo sócio representativo Gustavo Pinheiro, foi apresentada uma declaração por escrito da “Instituição Casa dos Velhos”, dando conta de que esse novo integrante de nosso clube é um assíduo contribuinte da referida casa.  



A seguir foi chamado o companheiro EGD Paulo Ricardo Soares, padrinho de Hilma Hichianagi, nossa querida e laboriosa  sócia honorária, que ora foi empossada como sócia representativa de nosso Clube. 

Felipe como é conhecido por todos recebe o Título de Associado Honorário do Rotary Club de Tupã. É companheiro do Rotary Club de Tupã Vanuíre, esposo da companheira Lúcia Cláuda e, juntos trabalham no ideal de servir. 




Prosseguindo, a companheira Elisa compareceu à tribuna para entregar ao companheiro José Carlos Felipe Pereira Lemos, conhecido simplesmente como “Felipe”, do Rotary Club de Tupã Vanuíre, sendo homenageado e agraciado com o título de sócio honorário do Rotary Club de Tupã. 

Companheiro JOAQUIM MANOEL ALVES completa 50 ANOS de vida rotária.
Momento de especial emoção, quando o filho Cp. Adriano Alves homenageia seu pai Cp. Joaquim Alves, em nome do ROTARY CLUB DE TUPÃ, pelos 50 anos de vida rotária, dedicados ao ideal de servir.

O Certificado entregue ao companheiro Joaquim apresenta bela poesia composta pelo presidente do Rc. Tupã Alexandro Sgobb Saes.






O presidente Alexandro chamou à tribuna o companheiro Adriano Luiz Alves, que fez uso da palavra, proferindo um bonito discurso de homenagem ao seu pai, nosso querido decano Joaquim Manoel Alves e leu também um inspirado texto, de autoria do presidente Alexandro, homenageando os 50 anos de Rotary do companheiro Joaquim, que agradeceu à homenagem e teceu alguns comentários sobre sua trajetória. 

Governador recebe das mãos do presidente o Título de Hóspede Oficial da Estância Turística de Tupã.

A presidente da Casa da Amizade, Cleuza Romano entregando mimo à esposa do governador, Marilene.


O presidente foi à tribuna, onde introduziu o Governador Luiz Carlos Gonçalves, falando um pouco da sua biografia e das suas atividades profissionais e sociais. Houve a entrega pelo Rotakids de um presente à Sra. Marilene, esposa do Governador. 
A seguir foi dada a palavra ao Governador, que falou da alegria de estar presente neste clube, ressaltando a importância do incremento do quadro associativo do Rotary International e também da erradicação da poliomielite, que atingiu um índice de 99% em todo o mundo. Exaltou o exemplo do Presidente do RI, Sakuji Tanaka, um sobrevivente da segunda grande guerra que prega a paz através do servir, nosso lema desta gestão. 



Em mais uma homenagem ao mais antigo rotariano presente, o companheiro Joaquim, o Governador lhe entregou um “pin” da campanha “End Polio Now”, a mais importante de nossa organização atualmente. Finalmente, o presidente passou a tecer suas considerações finais, agradecendo a presença de todos os companheiros, visitantes e convidados. Encerrou, então, a reunião, com a saudação do pavilhão nacional e eu, Fernando Ferraz, secretário, lavrei a presente ata que, se aprovada, será por todos assinada. 

DEMAIS FOTOS DO EVENTO

A garotada do Rotakids prestando homenagem ao governador.

 Cp. Adriano, sua esposa Valquiria e o filho Gabriel

Galera do Interact presidida por Vitor Turra

Caio Aoqui prestigiando o governador

Adriano e Valquiria com o governador

Cps Emanuel e Alexandro juntos ao governador

A galera do Rotaract presidida por Renato Nazzaret


A nova associada Hilma ao lado do Presidente do Rc. Tupã Alexandro e do Governador Luiz Carlos Gonçalves

Os novos companheiros Adriana e Gustavo também estiveram ao lado do governador








Crônica - Comp. Innocente Chiaradia


O TESOURO DE BRESA E HARBATOL – Malba Tahan (pseudônimo de Júlio Cesar de Melo e Sousa, escritor e matemático brasileiro)


Havia na Babilônia um pobre e modesto alfaiate chamado Enedim, inteligente trabalhador que tinha a esperança de ser muito rico. Entretanto, como e onde descobrir um tesouro fabuloso para se tornar abastado e poderoso?

Um dia parou na sua choupana um mercador da Fenícia que vendia objetos extravagantes. Por curiosidade, Enedim começou a examinar as bugigangas e descobriu entre elas um livro de muitas folhas com caracteres estranhos e desconhecidos. 

O mercador afirmou que essa obra era uma preciosidade e custava só três dinares. Era muito dinheiro para o pobre alfaiate, razão pela qual o vendedor baixou o preço a dois dinares.

Logo que ficou sozinho Enedim passou a examinar o livro comprado. Para sua surpresa, conseguiu decifrar na primeira página a seguinte legenda: “O Segredo do Tesouro de Bresa e Harbatol”. Que tesouro seria esse? Enedim recordava vagamente de já ter ouvido qualquer referência a ele, mas não se lembrava onde nem quando.

Mais adiante ele traduziu: “O tesouro de Bresa, enterrado pelo gênio do mesmo nome nas montanhas de Harbatol, foi ali deixado e lá ainda se acha até que alguém vá encontrá-lo.” Muito interessado, o esforçado alfaiate pôs-se a decifrar todo o sugestivo livro para aprender a buscar o fabuloso tesouro. Mas as páginas eram escritas em vocábulos de vários países, o que fez com que Enedim estudasse os hieróglifos egípcios, a língua dos gregos, os dialetos persas e o idioma dos judeus. Três anos depois ele deixava o ofício de alfaiate e se tornava o intérprete do rei, pois não havia na região ninguém que conhecesse tantos idiomas estrangeiros. Ganhava, então, muito mais e morava em uma confortável casa.

Continuando a ler o livro, Enedim encontrou diversas páginas cheias de cálculos, números e figuras. Para entender o que via, estudou com os matemáticos da cidade e em pouco tempo tornou-se grande conhecedor das operações aritméticas. 

Baseado no útil aprendizado, calculou, desenhou e construiu uma grande ponte sobre o rio Eufrates, o que fez com que o rei o nomeasse prefeito. Ainda induzido pelo livro, Enedim analisou profundamente as leis e princípios religiosos de seu país, sendo nomeado primeiro-ministro do reino, diante de sua notável cultura. Passou a viver em suntuoso palácio, onde era visitado pelos reis e príncipes mais poderosos do mundo. Graças a seu trabalho e à sua erudição, o reino progrediu rapidamente, trazendo riquezas e alegria a todo o seu povo. Porém, ele ainda não conhecia o segredo de Bresa, apesar de ter lido e relido todas as páginas do valioso livro.

Certa vez, Enedim teve a oportunidade de questionar um sacerdote a respeito daquele mistério. O ilustre padre explicou, sorrindo:

- O tesouro de Bresa já é seu, pois, com o trabalho de ler atentamente o livro, você adquiriu grande saber, que lhe proporcionou os invejáveis bens que possui agora. Afinal, BRESA significa SABER e HARBATOL quer dizer TRABALHO, com a simples mudança da ordem das letras das duas palavras originais.

Conclusão: com estudo e trabalho a pessoa conquista tesouros inimagináveis. Tesouro de Bresa é o saber que qualquer trabalhador pode alcançar, por meio de bons livros, que possibilitam “tesouros encantados” a quem se dedica aos estudos com amor e tenacidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: livro “Os Melhores Contos”, de Malba Tahan.
Rotary Club de Tupã, 27/novembro/2012 – Colaboração do comp. Innocente V. Chiaradia (Sócio Honorário).

Rotary Club Avenida Paulista - São Paulo completa 21 anos


Reunião Festiva de 21 anos


Publicado em 28/11/2012 por Raquel Marques


No dia 21 de novembro de 1991, fundava-se o ROTARY CLUB SÃO PAULO AVENIDA PAULISTA e na última quarta-feira dia 21/11/2012 o mesmo completou 21 anos de existência e não podia ser diferente comemoramos com uma reunião festiva com sócios, ex-sócios, companheiros de outros clubes e etc.

Relembramos todo percusso do Rotary até hoje, suas histórias, projetos e etc. E no final não podia faltar cantamos PARABÈNS ao Clube com bolo e tudo!!!!!!



Sobre o clube
Clube fundado em 18/11/1991, conta na gestão 2010-2011 com o seguinte conselho diretor:

Presidente: Robert Jan Bloch
Vice- Presidente: Kátia Drugg

Comissão de Administração: Marcello Cunha
1° Secretário: Aldo Cappucci
2 °Secretário:Marcello Cunha
1° Tesoureiro: Luzia Fernandes
1° Protocolo: Madeleine F. Onclix

Comissão de Imagem Pública: Raquel Marques

Comissão de admissão e D.Q.A.: Guido Casanova

Comissão de Prestação de Serviços: Gilberto Santos
Serviços Profissionais: Marcello Cunha
Serviços da Comunidade: Renata Marilia Luz
Comissão Pró-Juventude: Sylvia Nakadaira + Nathalia

Comissão da Fundação Rotária : Raul Casa Nova
IGE: Guido S Casanova

Gestão 2009-2010

Presidente: Marcello Rabello Cunha
Vice-presidente: Gilberto Eustáquio C. dos Santos
Governador assistente: Amilcar Jesus Alves
1a Secretária: Madeleine F. Onclix
2o Secretário: Guido Spadari Casanova
1o. Tesoureiro: Jairo da Rocha Soares
2a. Tesoureiro: Luzia Fernandes
1o. Diretor do Protocolo: Robert Jan Bloch
2a. Diretora do Protocolo: Luzia Fernandes
Comissão de administração do clube: Itamar Heráclito Góes da Silva
Comissão de prestação de serviços: Katia Issa Drugg
Comissão da Fundação Rotária: Raul Casanova Júnior
Comissão de admissão e DQS: Aldo Capucci Filho
Comissão de imagem pública do Rotary: Antonio Carlos Franchini Ribeiro