Não é fácil ser Rotariano. É uma grande honra ser Rotariano. Não basta a classificação, nem basta pertencer a um Rotary Club. Impõem-se outros requisitos que dependem dos sentimentos do indivíduo e de sua formação moral e espiritual. Além disso, “dar de si sem pensar em sim” é clima que poucos organismos suportam nos dias atuais. E é o ambiente em que se sente bem o verdadeiro Rotariano.
Como conhecê-lo? Há testes de diferentes modos e meios, vejamos:
• O que não falta nas reuniões do clube;
• O que não recusa nenhum trabalho;
• O que lê com interesse tudo que se refira a Rotary;
• O que põem em andamento a subcomissão de que faz parte;
• O que procura saber a respeito dos programas do clube;
• O que houve com atenção as palestras e comunicações que fazem ali;
• O que é sempre otimista e prazenteiro, não reclama, não se queixa, não censura;
• O que não forma grupinhos no clube, mas trata a todos de igual modo.
Tais Rotarianos são em regra Rotarianos, mas o verdadeiro Rotariano é sempre aquele que não distingue entre um companheiro e um estranho, e a todos demonstra carinho e atenção por igual. Amando de verdade aos pobres a quem olha com particular cuidado, procurando todos os dias fazer uma coisa nova em benefício da coletividade, estudando seus problemas, acomodando situações difíceis, sendo um elemento à disposição para qualquer trabalho penoso, porém meritório.
Ser Rotariano é viver um pouco mais para os outros do que para si próprio, e não colocar nos bens materiais, nem nas posições importantes do mundo o seu coração, é verdadeiro, modesto e, possivelmente, humilde, procurando servir para ser servido, chorar com os que choram, sentindo as aventuras e desventuras alheias, como se elas se passassem consigo. E ser diferente e ser feliz.
Ser rotariano, em todo caso é ainda um pouco mais que tudo isso. É estar convicto de que cumpre o dever em todo sentido e de que, com um pouco mais de esforço poderá fazer dobrado o que está efetivamente fazendo, é perseguir a estrada do aperfeiçoamento. Ser Rotariano, em suma, é ter confiança e fé no poder maravilhoso dos que amam a verdade, e colocam a verdade acima de tudo. No dia em que Rotary conseguir no mundo rotarianos deste tipo, terá alcançado na prática o êxito do sonho que embalou no passado o espírito de Paul Harris, e triunfará.
Joaquim Manonel Alves - Rc. Tupã
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.