GOVERNADORIA DO DISTRITO 4510
Coordenadoria de Administração de Clube e Distrito
Comissão Distrital de Instrução e Orientação Rotária
BANDEIRA NACIONAL
Nas apresentações no território nacional, ou nas representações diplomáticas brasileiras no exterior, a Bandeira Nacional ocupará sempre o lugar de honra. O artigo 19 da Lei 5.700 diz que a Bandeira Nacional ocupará posição central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes, em linhas de mastro, panóplias, escudos ou peças semelhantes. O parágrafo único desse artigo 19 declara que “considera-se direita de um dispositivo de bandeiras à direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a platéia que observa o mesmo”.
A panóplia deve estar à direita da tribuna. Se estiver atrás da mesa diretora deverá estar em posição mais elevada a fim de permitir sua visão pela platéia.
Se o número de bandeiras for ímpar, a Nacional ficará no meio e em posição mais elevada do que as outras. A posição central recebe o número um; imediatamente à direita o número 2 e à esquerda o número 3, de tal forma que à direita ficam os números pares e a esquerda os ímpares.
Se o número de bandeiras for par, cria-se uma linha imaginária o centro da panóplia e coloca-se a Bandeira Nacional imediatamente à direita dele, que será a número 1; imediatamente à esquerda o número 2 e à direita o número 3, de tal forma que à direita ficam os números ímpares e a esquerda os pares.
COMPOSIÇÃO DA PANÓPLIA
1. Com número ímpar de bandeiras: Brasil, ONU, Estado, Município e Rotary
Marília ONU Brasil São Paulo Rotary
1. Bandeira Nacional, 2. ONU, 3. São Paulo, 4. Marília, 5. Rotary
2. Com número ímpar de bandeiras: Brasil, Estado, Município e Rotary
Marília Brasil São Paulo Rotary
1. Bandeira Nacional, 2. São Paulo, 3. Marília, 4. Rotary
3. Com bandeiras de vários estados e Rotary: em ocasiões que há Bandeiras de vários Estados Brasileiros a ordem de precedência é a da sua fundação:
Mato Grosso Sul Goiás SP Brasil Rio Jan Santa Catarina Rotary
1. Bandeira Nacional, 2. Estado Anfitrião, 3. Bandeiras dos estados segue a seguinte precedência: 1. Bahia, 2. Rio de Janeiro, 3. Maranhão, 4. Pará, 5. Pernambuco, 6. São Paulo, 7. Minas Gerais, 8. Goiás, 9. Mato Grosso, 10. Rio Grande do Sul, 11. Ceará, 12. Paraíba, 13. Espírito Santo, 14. Piauí, 15. Rio Grande do Norte, 16. Santa Catarina, 17. Alagoas, 18. Sergipe, 19. Amazonas, 20. Paraná, 21. Acre, 22. Mato Grosso do Sul, 23. /Rondônia, 24. Tocantins, 25. Amapá, 26. Roraima, 27. Distrito Federal; 5. Após as Bandeiras dos Estados a do Rotary.
Com Bandeira de outros países, Estado anfitrião e Rotary
México Chile USA Brasil São Paulo Inglaterra Rotary
1. Bandeira Nacional, 2. País visitante, 3. Estado Anfitrião, 4. As Bandeiras dos outros países pela ordem alfabética ficam à esquerda e direita alternadamente, 5. Após as Bandeiras dos países a do Rotary.
5. No caso de não haver País visitante e o clube tiver a Bandeira da ONU, lembrar que esta representa todos os países do mundo e, assim, pode substituir todas as outras bandeiras;
4Marília 2 ONU 1 Brasil 3Sao Paulo 5 Rotary
1. Bandeira Nacional, 2. ONU, 3. Estado Anfitrião, 4. Município, 5. Rotary.
Presidente: Valdeir Fagundes de Queiroz – Governador 2000-01
Membro: Dauto de Almeida Campos – Governador 1981-82
Nilmo José Sírio – Governador 1973-74
José Giometti – Governador 2005-06
Regis Jorge – Governador 2008-09
‘ José Uracy Fontana – Governador 2009-10
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.