Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Palestra em Parapuã

Os companheiros do Rotary Club de Tupã, o Governador Assistente Adriano Alves e o próximo presidente 2012-13 Alexandro S. Saes, realizaram na noite de ontem, uma importante palestra com o tema Administração Estratégica.

O companheiro Alexandro enfatizou a administração estratégica como elemento fundamental para a sobrevivência das empresas de modo geral, no mercado globalizado. A análise crítica dos dados obtidos através dos resultados da matriz Pontos Fortes e Pontos Fracos x Oportunidades e Ameaças é fator a ser observado para as tomadas de decisões e a construção de um planejamento adequado. para a eficácia dos planejamentos, sugerimos que sejam para médio e longo prazo, e que no decorrer do processo sejam realizadas as ações corretivas e implementações necessárias.

O companheiro Adriano Alves, apontou o tema, só que adaptando à realidade de Rotary. Explicou: Em 2008, visando aprimorar os conceitos técnicos de administração, o Rotary International criou o Plano Estratégico de RI, onde vários fatores foram discutidos e formas de atuação em nível global seriam analisados. Além dos processos em andamento, os programas da Fundação Rotária, entre outros, a grande meta seria a Implantação do Plano Estratégico.Os clubes foram submetidos a questionamentos, para ajustes de idéias, revisão das práticas administrativas, avaliação do progresso e promoção e divulgação contínua do plano.

O que os rotarianos desejam: (Resultados das Pesquisas)


Clubes dinâmicos, inovadores e em crescimento
Enfoque no serviço humanitário local
Conscientização pública e reconhecimento
Clubes novos e dinâmicos
Aumento e retenção do quadro associativo
Menos programas, porém mais dinâmicos com fluidez na comunicação
Formação de líderes em todos os níveis
Menos diretivas do RI
Recursos e apoio para planejamento estratégico

Diante dessas premissas, RI interviu mais uma vez, lançando o Plano Visão de Futuro 2011.

Incentivar inovação e flexibilidade nos clubes
Incentivar os clubes a participar de atividades humanitárias variadas
Promover diversidade no quadro associativo
Aumentar o recrutamento e a retenção de associados
Formar mais líderes rotários
Criar clubes novos e dinâmicos
Incentivar planejamento estratégico pelos clubes e distritos. 

O governador assistente enfatizou as ferramentas que o site do distrito oferece aos clubes, com várias apostilas, que são de fácil linguagem e provoca um bom entendimento aos companheiros. Solicitou ao clube que comece imediatamente a elaborar seu Plano Estratégico. Disse ainda que o colégio de governadores se encontra à disposição dos clubes para a realização de palestras e treinamentos. Deixou claro que os clubes deverão se alinhar ao processo o mais rápido possível.

Além dos companheiro Alexandro e Adriano, o companheiro Joaquim também acompanhou a palestra no Rc. Parapuã.








0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.