Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mensagem do Presidente de RI

 Queridos irmãos e irmãs em Rotary


Em novembro, tive a oportunidade de dar uma palestra no Instituto Rotary em Calcutá, Índia, cujo enfoque foi na paz e nos modos pelos quais o Rotary pode trabalhar para promovê-la. Quando recebi o convite, comecei a pensar no que poderia falar, sabendo que, com base em tudo o que os rotarianos fazem naquela região, meu maior desafio seria não ultrapassar o tempo reservado para minha palestra.
Logo antes de chegar a Calcutá, dei uma palestra em uma conferência sobre recursos hídricos em Tel Aviv. Foi um evento maravilhoso que reuniu rotarianos e não rotarianos de todo o mundo para discutir os desafios de se fornecer um recurso cada vez mais escasso a uma população em constante crescimento. No entanto, antes de falar sobre a contribuição do Rotary, tive que explicar quem somos e o que fazemos, porque mesmo naquela audiência repleta de cientistas, empreendedores e executivos, muitas pessoas nunca tinham ouvido falar do Rotary. 
Ao deixar o evento, comecei a pensar novamente no que poderia falar em Calcutá, pois muito do que o Rotary faz para promover a paz depende da conscientização pública acerca da organização. Por que temos alcançado tanto sucesso no nosso trabalho para a erradicação da pólio? Porque o Rotary é capaz de ir aonde nenhum outro governo ou ONG consegue: nas casas, escolas e comunidades das pessoas a quem servimos.
No Rotary, quando trabalhamos pela paz, não negociamos tratados ou fazemos demonstrações nas ruas. Pelo contrário, promovemos a paz através do exemplo, trabalhando juntos, independente de nossa nacionalidade ou experiência, colocando as necessidades dos outros acima das nossas. Nós promovemos a paz solucionando problemas que afetam a capacidade das pessoas viverem uma vida normal e pacífica – seja falta de água, saneamento, moradia, acesso à educação e assistência médica, ou a necessidade de relacionamentos produtivos e positivos entre comunidades. Em tudo o que fazemos, confiamos na nossa boa reputação.
É por isso que temos a responsabilidade de assegurar que nosso nome seja conhecido. Temos que não só trabalhar através do Rotary, mas falar sobre a nossa organização, contando ao mundo sobre o trabalho que executamos, a diferença que fazemos na vida das pessoas e os padrões que estabelecemos. Nosso trabalho rotário reflete nossa crença de que um mundo melhor e mais pacífico é possível, mas precisamos fazer com que nossa voz seja ouvida. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.