Sites dos Distritos Rotários no Brasil

quinta-feira, 8 de março de 2012

Visita Oficial do Governador Márcio Medeiros no Rc. Parapuã

A explanação é para que os companheiros compreendam como é uma visita técnica do Governador aos clubes. Todavia, este apanhado é somente um breve resumo. Os assuntos desenvolvidos abaixo foram amplamente discutidos no clube.

Na noite do dia 07 de Março de 2012, estiveram presentes, em visita oficial, ao Rotary CLub de Parapuã, o Governador do Distrito 4.510, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros e o governador assistente, o administrador de empresas Adriano Luiz Alves, sócio representativo do Rotary Club de Tupã.

Dentre os assuntos discutidos, segue um breve resumo:

O governador faz 02 visitas oficiais ao clube durante o ano rotário. A primeira, como a desta noite, uma visita de trabalho, onde são discutidos os aspectos administrativos da gestão. A segunda, a visita solene, aquela em que é programada uma festiva, e visita os projetos, etc.

Márcio iniciou os trabalhos fazendo um breve comentário sobre a importância do Inventário de Clube, que está se tornando um instrumento importante para a governadoria realizar seu planejamento estratégico.
Conversou com o clube sobre o Quadro Associativo, tentando enumerar as dificuldades de recrutamento e retenção de associados. Um clube com poucos associados tem acúmulo de funções, sobrecarregando os companheiros e sendo agente causador de êxodo rotário. Dentre as principais causas levantadas pelo clube neste sentido estão:

  • Falecimentos;
  • Mudança de local de reunião e sede;
  • Perfil do Município (poucos habitantes);
  • Êxodo dos jovens para centros maiores;
  • Competição com outras entidades;
  • Falta de mulheres no quadro social;
Qual instrumentos temos para captar pessoas na sociedade? Qual o foco?
devemos focar as esposas dos associados, para que elas tenham conhecimento rotário, se interessem em entrar para a organização.

Diferença entre Classificação              e                     Profissão
                         jornalismo - radio                              jornalista
                                            televisão
                                           jornal
Um clube pode ter 05 companheiros de cada classificação. Por exemplo, 05 advogados de cada área de atuação da advocacia.
Essas profissões encontramos na Listra de Classificação, disponível no site do distrito.

O governador indagou o clube: O que é Rotary e o que Rotary Faz? Ele ficou muito contente com a resposta dada por um associado que tomara posse na semana anterior, cujo explicou com propriedade. O dirigente rotário aproveitou para explicar a diferença entre:
  • Informação Rotária: O que Rotary faz ao redor do mundo;
  • Instrução Rotária: Aprender o que é Rotary, procedimentos, regimentos, estatuto;
  • Educação Rotária: refere-se ao comportamento do rotariano. 
RODA ROTÁRIA
não é roda dentada, nem denteada.
Foi comentado sobre a popularização do símbolo rotário. O que os rotarianos estão fazendo para isso. A criação da Comissão de Imagem Pública é importante para contribuir com essa função. Uma tática interessante é colocar adesivos com a logomarca de rotary em objetos de doações por exemplo.

Assuntos que ficaram bem definidos e explanados:
Rotary, antes de ser um clube de amigos, é um clube de profissionais. O importante é a profissão, não a pessoa. (Não que as pessoas não o sejam, mas deve-se ter o devido cuidado com a classificação na hora de pleitear um novo companheiro). A importância das classificações deve-se aos projetos que o clube pode participar, tendo em seu quadro social, o profissional indicado para subsidiar este projeto.

Qual o negócio de Rotary? Projetos à Comunidade
Rotary vive de doações. As per captas não cobrem os custos dos projetos. Elas são meramente para manutenção do sistema.

Falando da Fundação Rotária, o governador comentou sobre os projetos.  Comentou que os clubes praticam eventos para ajudar outras entidades, e que não destinam a maior parte da renda para a Fundação Rotária. Sendo esse a principal fonte para subsídios  e projetos para os Rotarys Clubs, estamos fazendo o caminho inverso, dificultando as coisas. O que causaria mais impacto na sociedade, uma pequena doação da renda da "festa da pipoca" ou um projeto de subsídios da fundação rotária? A falta de conhecimento dos programas da fundação rotária é um dos principais problemas que estamos enfrentando.

Outro fator que melhor poderia ser aproveitado, é o Intercâmbio de Jovens (YEP) e Grupos de Estudos(IGE), patrocinados o primeiro pelo Rotarys Clubs e o segundo pela Fundação Rotária, são importantes para a internacionalização dos clubs, facilitando o emparceiramento com clubes estrangeiros para projetos de subsídios.

O governador citou a criação da Associação do Fundo Distrital, para facilitar a administração do distrito. Comentou o porque do aumento dos custos aos rotarianos, com relação a AFD, mas principalmente que os custos x benefícios desta organização, com personalidade jurídica, propicia à administração do distrito.

Na parte de Secretaria, o dirigente explicou como são formados os custos e que para ser rotariano, o companheiro desembolsa hoje R$ 33,66 mensais. Todo o restante, os companheiros estão complementando com custos de manutenção de sede e jantares. Foi feito um execício com os companheiros a fim de se discutir qual o custo benefício de se ter ou não uma sede própria.

Convocou os companheiros a participarem dos eventos rotários, entre eles seminários, assembléias, etc, para aprofundarem seus conhecimentos em rotary, para proporcionarem condições mais eficazes de trabalho, para viverem mais a família rotária. Só conhece Rotary quem participa de Rotary em sua totalidade.

Ano Fiscal: Janeiro à Dezembro.
Ano rotário: Julho à Junho

As assembléias internas do clube são 6: (exemplo)
  • Julho: posse;
  • Setembro: Visita do Governador;
  • Novembro: Indicação do presidente;
  • Fevereiro: Avaliação - Atualização de regimentos, estatutos;
  • Junho: Conferência Distrital - escolha do delegado - análise de documentos enviados pela governadoria.
  • Junho: Prestação de Contas - Plano de Futuro de Gestão.
Quem manda no clube: Estatuto ou Manual de Procedimentos?
O estatuto do clube é o documento criado pelos companheiros, pelo conselho diretor de um clube, baseado nas normas do manual de procedimentos, porém adaptadas pelas condições do clube, por sua cultura e metodologias de trabalho. Deve ser devidamente registrado em cartório, apoiado pelas leis do código civil brasileiro.

(Adriano Alves) - "Deixo claro aos companheiros, que é apenas uma síntese dos assuntos tratados, e que eles foram muito mais aprofundados durante a reunião, que durou cerca de 03 horas."





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seus pensamentos à respeito do assunto. Será de grande valia para que possamos obter melhoria contínua.