Sites dos Distritos Rotários no Brasil

sexta-feira, 23 de março de 2012

Elaboração de projetos é tema de novo workshop

José Giometti, do RC de Santo Anastácio, acredita na oportunidade de aumento no número de projetos elaborados

Acontece na cidade de Santo Anastácio, na região oeste do Estado de São Paulo, no Distrito 4510 do Rotary International, mais um workshop sobre elaboração de projetos para a Fundação Rotária. O evento será na sede do Rotary Club de Santo Anastácio, no sábado, dia 24, a partir das oito horas, visando atrair rotarianos de cidades próximas como Presidente Epitácio, Alvares Machado, Mirante do Paranapanema, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Regente Feijó e Martinópolis, dentre outros municípios. “A proposta é fazer com que mais pessoas entendam que é simples fazer um projeto para a Fundação Rotária”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro.

Depois de serem realizados nas cidades de Osvaldo Cruz, Marília, Candido Mota e Presidente Prudente, agora será a vez dos clubes daquela região do distrito rotário. A intenção da Comissão Distrital da Fundação Rotária é promover encontros neste sentido como forma de reunir rotarianos que desejam conhecer como escrever um projeto para a Fundação Rotária. “Muita gente pensa que é difícil. Outros pensam que é complicado e existem aqueles que imaginam ser impossível elaborar um projeto”, desabafou o empresário Alonso Campoi Padilha Júnior, associado do Rotary Club de Bauru Norte, coordenador distrital da Comissão da Fundação Rotária na região.

Para participar do evento o rotariano necessita levar o laptop e ter ideia de um projeto para ser investido na comunidade. “Todo rotariano sabe o que a comunidade necessita”, disse educador Luis Ricardo Begosso, integrante da comissão distrital, associado do Rotary Club de Candido Mota, que também colabora em orientar os rotarianos a desenvolverem um projeto. “É mais fácil do que possam imaginar”, desafia o rotariano que vem assessorando rotarianos do distrito na confecção de um projeto para a Fundação Rotária. “Os encontros são esclarecedores”, admite.

Depois da realização de dois seminários sobre Fundação Rotária, e quatro encontros individualizados, são muitos os projetos que foram elaborados pelos rotarianos que participaram do workshop criado. “Todos estão disponíveis no site do distrito”, disse Márcio Medeiros. “Depois de elaborar um projeto, é preciso investir na procura por um parceiro internacional”, acrescentou José Giometti, associado do RC de Santo Anastácio, um dos anfitriões do evento. “Ter a ideia, saber o que a comunidade precisa, elaborar um projeto e buscar um parceiro, são necessários”, disse Luis Ricardo Begosso. “Quem ganha com esta dedicação é a comunidade”, resumiu o Governador Distrital de Rotary International.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

quarta-feira, 21 de março de 2012

INFORMATIVO ROTÁRIO Rotary International Brazil Office - N° 181

ABRIL – MÊS DA REVISTA ROTÁRIA


Abril é o mês da revista rotária. Apesar da Internet estarganhando cada vez mais popularidade como veículo decomunicação, a maioria dos rotarianos ainda prefere a mídiaimpressa.
O rol de revistas rotárias, formado pela revista oficial e por 27 revistas regionais em 20 idiomas, continua sendo o principal veículo de comunicação impressa dos rotarianos.
Ressaltamos que, com exceção dos Rotarianos dos Estados Unidos e Canadá, os quais têm a opção de assinatura conjunta se residirem no mesmo endereço, todos demais rotarianos das outras partes do mundo rotário deverão ser assinantes individuais da revista The Rotarian ou da revista regional (no nosso caso a Brasil Rotário).

VISITA DO SECRETÁRIO GERAL DE RI AO BRASIL


Na última semana de fevereiro recebemos a visita do Secretário Geral do RI – John Hewko – ao Brasil. Um dos seus objetivos foi verificar o andamento das atividades do RI Brazil Office e promover a imagem pública da organização. Ele conversou com todos os funcionários do RIBO, os quais tiveram a oportunidade de demonstrar as atividades desempenhadas no dia-a-dia e os planos departamentais.
No Senado da República diversas manifestações ocorreram em 27 de fevereiro de 2012, de homenagens e reconhecimento da Instituição.
Durante as duas horas da sessão especial realizada no parlamento brasileiro, rotarianos de todos os níveis, senadores e população em geral (sessão transmitida ao vivo pela TV Senado), tiveram a oportunidade de destacar a importância da instituição internacional no País.
Uma entrevista, juntamente com o Diretor de RI José Antônio Figueiredo Antiório, também foi concedida à Radio Jovem Pan online.

AGENDA DO PRESIDENTE DO CLUBE EM ABRIL


- Planejar e realizar reunião do conselho diretor do clube.
- Promover participação na conferência distrital.
- Enviar relatório mensal de freqüência e sobre o quadro social ao governador ou secretário distrital até 15 dias após a última reunião do mês.
- Conduzir programação do clube sobre a revista rotária.
- Monitorar metas e projetos para o desenvolvimento do quadro social.
- 6 de abril é o prazo final para que os clubes submetam as indicações à
Menção Presidencial ao Governador e 10 de abril é o prazo final para que os Governador reportem os nomes dos clubes elegíveis ao RI.

INDICAÇÕES À MENÇÃO PRESIDENCIAL 2011-12


Para qualificar-se à Menção Presidencial 2011-12:
- Todo rotariano do clube deve fazer uma contribuição individual à Fundação entre 1º de julho de 2011 e 31 de março de 2012.
- O total de contribuições do clube ao Fundo Anual para Programas deverá ser de no mínimo US$100 per capita.
1) Os clubes preenchem o formulário de qualificação (Link 1) e envia-o ao Governador até 06 de abril de 2012 (não enviar ao RI).
2) O Governador do Distrito, por sua vez, preenche os nomes dos clubes elegíveis no formulário apropriado (link 2) anexo e encaminha ao RI até 10 de abril de 2012, impreterivelmente.
1: www.highroadsolutions.net/file_uploader/images/ClubCertificationForm_PT.pdf
2: www.highroadsolutions.net/file_uploader/images/DistrictCertificationForm_PT.pdf
Não serão aceitas indicações tardias.

DADOS DOS DIRIGENTES 2012-13: CONTINUEM ENVIANDO


Aos clubes que ainda não o fizeram, solicitamos que reportem com urgência os dados do Presidente e Secretário através do Portal de RI, uma vez que são processadas em tempo real.
Estas informações são de suma importância para que os clubes possam receber importantes comunicações, materiais de treinamento e o relatório semestral de sócios, bem como ter acesso ao Portal de RI a partir de julho de 2012.

NÚMEROS DO DQA X DISTRITO EM FEVEREIRO


Está disponível no web site do Rotary International os resultados do Desenvolvimento do Quadro Social em todo o mundo, comparando a evolução do quadro social no período de 01 de julho de 2011 a 29 de fevereiro.
A referida informação poderá ser obtida diretamente no link:
http://www.rotary.org/pt/members/generalinformation/MembershipResources/Pages/ridefault.aspx

PAGAMENTO DA PER CAPITA DE JANEIRO DE 2012


O relatório semestral (SAR) de janeiro de 2012 já foi encaminhado a todos os Rotary Clubs brasileiros. Caso seu clube não o tenha recebido, uma segunda via poderá ser obtida diretamente no Portal de RI ( https://www.rotary.org/pt/selfservice/Pages/login.aspx).
É importante que quando do recebimento do relatório semestral (SAR) o mesmo seja devidamente conferido pelos dirigentes do clube, de modo a se certificar que a relação de sócios está devidamente atualizada. Havendo admissões e/ou baixas de sócios, estas deverão ser feitas no próprio relatório semestral. O valor a ser pago deverá também ser recalculado.
O relatório deverá ser assinado pelo presidente e secretário do clube e devolvido por correios ao RI Brazil Office. O pagamento da per capita poderá ser feito através da emissão de boleto bancário diretamente no site www.rotary.org.br, link
“Emissão de Boleto”.
Clubes que chegarem até o final do mês de março em débito com a per capita de RI receberão comunicação formal reportando o fato e instando o imediato pagamento.
Dúvidas sobre este assunto poderão ser dirimidas junto ao Departamento
Financeiro do RI Brazil Office.

PLANO VISÃO DE FUTURO – PARCERIA UNESCO-IHE

Os distritos pilotos já podem fazer pedidos de bolsas pelo Subsídio Global pré-definido da Unesco. Anualmente oito bolsas de pós-graduação voltadas para área de recursos hídricos e saneamento serão outorgadas aos interessados em ser aprimorar no Instituto Unesco-IHE em Delft, Holanda.
Para conhecer mais sobre a parceria e os subsídios globais pré-definidos acesse
os links abaixo:

http://www.rotary.org/pt/mediaandnews/news/pages/111128_news_unescoihe.aspx
http://www.rotary.org/pt/Members/RunningADistrict/FutureVisionPilotProgram/Pages/fv_pa
ckaged_global_grants.aspx

PEDIDO DE SUBSÍDIO EQUIVALENTES E DISTRITAL SIMPLIFICADO – 31 DE MARÇO

Dia 31 de março é o último dia para a apresentação de pedidos de subsídios equivalentes e do subsídio distrital simplificado.
Lembramos que os pedidos podem ser escaneados e enviados Para a Fundação Rotária por e- mail, o que agiliza o processo de envio do pedido.

VALOR MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO À FUNDAÇÃO ROTÁRIA VIA BOLETO
De modo a fazer frente às despesas bancárias e custos de processamento das contribuições à Fundação Rotária, a partir de 01 de abril de 2012 o valor mínimo para contribuições efetuadas através de boleto bancário passa a ser de R$ 10,00 (dez reais).
Quaisquer dúvidas sobre este assunto poderão ser dirimidas junto ao departamento financeiro, através do e-mail: carlos.afonso@rotary.org

CURIOSIDADE: OS 10 MAIORES DO BRASIL E DO MUNDO

Apresentamos a seguir a relação dos 10 maiores clubes do Brasil e do mundo:

ROTARY CLUB                    DISTRITO               ASSOCIADOS             PAÍS
Rio de Janeiro                                4570                                 159                      Brasil
Recife                                            4500                                 133                       Brasil
Bahia                                             4550                                  122                      Brasil
Recife-Boa-Vista                           4500                                  118                      Brasil
Santos                                            4420                                 115                      Brasil
Fortaleza-Centenário                      4490                                 103                      Brasil    
São Paulo                                       4610                                 101                     Brasil
Santo André                                   4420                                  98                      Brasil
São Gabriel da Palha                      4410                                  90                       Brasil
Fortaleza                                        4490                                  82                       Brasil

ROTARY CLUB                      DISTRITO                ASSOCIADOS             PAÍS
Seattle                                           5030                                 628                         EUA
Birmingham                                   6860                                  566                        EUA
Oklahoma City                              5750                                  556                        EUA
San Antonio                                  5840                                  513                        EUA
San Diego                                     5340                                   507                       EUA
Atlanta                                          6900                                  502                        EUA
Madison                                       6250                                   496                       EUA
Baton Rouge                                6200                                    482                       EUA
Nashville                                      6760                                    478                       EUA
Louisville                                      6710                                    462                       EUA

Com base nestas estatísticas, vale ressaltar que sempre podemos crescer, não se limitando a um número limite de associados por clube. Recomendamos também a admissão de mulheres nos clubes.

CREDENCIAIS PARA A CONVENÇÃO DO RI

Em 06 de Março de 2012 foi concluído o envio das credenciais para os clubes participantes da Convenção Internacional em Bangkok.
Caso seu Clube não a tenha recebido, providencie uma carta indicando quem é o delegado votante de seu Clube. Deverá estar em papel timbrando do Clube (caso possuam) e assinada pelos dirigentes.
Essa carta deverá ser apresentada no local da Convenção pelo delegado votante.

NOTÍCIAS DO DEPTO DE PUBLICAÇÕES

Kit para Novos Sócios + Manual de Procedimento – (KIT + MOP) – US$ 13,75
Proporciona aos novos sócios informações essenciais sobre o RI e a FR, inclui Manual de Procedimento 2010.
Áreas de Enfoque do Rotary (Pasta e folheto) – (967- PT) – US$ 3,00
Pasta e Livreto informativo sobre as seis áreas de enfoque do Rotary, com exemplos de projetos em cada uma delas.
Pedidos
Torne seu pagamento ao departamento de publicação mais ágil e prático. Faça-os através do sistema de emissão de boletos disponível no site
www.rotary.org.br link "EMISSÃO DE BOLETOS". “AQUISIÇÃO DE PUBLICAÇÕES”.
Dúvidas
Clarita Urey, e-mail: clarita.urey@rotary.org e
Washington Pinheiro, e-mail: washington.pinheiro@rotary.org

EM TUPÃ - Domingo acontece treinamento para candidatos a intercâmbio

Luiz Ricardo Begosso e Francisco Ferro, responsáveis pelo intercâmbio de jovens do D4510 de RI

Acontece neste domingo, dia 25, a partir das 8 horas, nas dependências do Tupã Tênis Clube na cidade de Tupã, o treinamento de candidatos e familiares para o Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), desenvolvido pelo Rotary International. As inscrições terminaram no último dia 15 e mais de 100 jovens se inscreveram para participarem do intercâmbio. “Ainda não temos os números definitivos em razão de que todas as fichas estão sendo avaliadas cuidadosamente de for individual”, comentou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro.

Este treinamento é de fundamental importância para os jovens e familiares, pois é o primeiro contato entre os participantes. Regras, comportamento, curiosidades e principalmente as instruções necessárias, são transmitidas neste dia tanto para quem fará o intercâmbio, como para os pais envolvidos. “É uma troca de experiências muito boa, mas que os dois lados necessitam estarem alinhados com as regras do programa”, disse o coordenador distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), o engenheiro Francisco Tadeu Ferro, associado do Rotary Club de Bauru.

Existem quatro programas disponíveis pelo Rotary International: Longa Duração, Curta Duração, Programa de Bolsa e o de Novas Gerações. Eles variam de 12 meses a 12 semanas, exceto o de Novas Gerações, os demais necessitam de treinamento e exame classificatório. “São muitos os candidatos, muitas pessoas envolvidas, daí a necessidade de nos anteciparmos na preparação”, comentou o coordenador distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP), do Distrito 4510 do Rotary International.

Os jovens inscritos são de idade mínima nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1996, enquanto que para o programa Novas Gerações, a idade mínima é para os nascidos a partir de primeiro de janeiro de 1988. “Todos os detalhes, as regras e o formato do programa estão disponíveis no site: WWW.yep4510.org.br”, disse Francisco Ferro. “Este treinamento é para que todos os envolvidos conheçam as regras”, reforçou Luiz Ricardo Begosso, próximo coordenador distrital do intercâmbio de jovens. “Não se trata de classificação e escolha de vagas e sim, conhecimento prévio do funcionamento do programa”, reforçou ao comentar sobre a atividade no próximo final de semana.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

terça-feira, 20 de março de 2012

Rotary e Lions - Encontro esclarece, destaca e homenageia voluntariado

Título:
Encontro esclarece, destaca e homenageia voluntariado

Encontro reúne voluntários das duas organizações, expõe conceitos e apresenta proposta conjunta

Dezenas de rotarianos e leões participaram no último final de semana, nas dependências da Universidade Eurípides de Marília (Univem), do primeiro encontro entre integrantes do Rotary International e do Lions International. Isto se deve em razão dos dois dirigentes máximos na região serem da cidade de Marília. “O encontro foi oportuno, importante e bastante agradável”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “Sem contar o fortalecimento do companheirismo, da integração e do elevado nível das exposições”, completou o Governador do Lions Clube International-LC8, o médico Ricardo Komatsu, associado do Lions Clube de Marília Terceiro Milênio.

Demonstrando informalidade e ao mesmo tempo valorizando os princípios de cada organização, o evento foi alternado entre as práticas rotárias e leonísticas. “Tomamos os devidos cuidados para que todo o encontro fosse compartilhado entre as duas organizações”, falou Márcio Medeiros que alternou, dialogou e apresentou detalhes sobre o Rotary International. “Tudo que uma organização fez e demonstrou, a outra fez igual”, reforçou Ricardo Komatsu que falou, explicou e demonstrou questões sobre o Lions International. “O equilíbrio foi o ponto alto”, destacou o governador rotário. “A convergência dos assuntos foi bastante destacada”, frisou o dirigente leão.

Dois convidados especiais tiveram destaque e participação fundamental no encontro. O ex-presidente de Lions International, Gestão 1996-97, o brasileiro Augustin Soliva, residente em São José dos Campos, mostrou sabedoria, respeito e principalmente valorizou sobremaneira o encontro realizado pela iniciativa dos marilienses. “Estamos escrevendo um capítulo importante na história do voluntariado brasileiro”, disse por diversas vezes ao apresentar um documento de cooperação assinado por ele e pelo presidente de Rotary International, Luis Vicente Giay, na gestão 1996-97, quando os dois presidentes mundiais promoveram ação semelhante. “O Lions tem um profundo respeito pelo Rotary, que demonstra respeitar muito o Lions”, afirmou ao ser aplaudido demoradamente por todos os presentes: rotarianos e leões.

Outro convidado do encontro foi o rotariano Joper Padrão do Espírito Santo, associado do Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca, Governador 2001-02, do Distrito 4570 do Rotary International. Ele destacou a importância do encontro realizado pela segunda vez no Brasil e as semelhanças entre as duas organizações. “Não consigo enxergar diferenças e sim semelhanças”, afirmou na exposição que fez ao ressaltar a necessidade e importância de uma aproximação, ainda maior, sobre as duas maiores organizações mundiais do voluntariado. “Quando o foco é a humanidade, somente instituições de credibilidade e respeito como Rotary e Lions, tem condições de atender as reais necessidades da população”, destacou o convidado que foi muito elogiado pela performance demonstrada.

No final do encontro os dois dirigentes anfitriões lançaram uma proposta: a criação de um clube único com as duas vertentes. “Seria um clube em que os mesmos sócios praticariam as regras de cada organização, simultaneamente”, falou Ricardo Komatsu. “Um grupo que teria o conhecimento das duas organizações e ações convergentes”, completou Márcio Medeiros. “A ideia está lançada”, anunciou o dirigente leão. “Vamos pensar em algo, para que o encontro promova resultados positivos”, opinou o governador rotário. “O importante é que houve a aproximação e o interesse em uma ação compartilhada”, falou o rotariano que homenageou o dirigente companheiro com o Título Companheiro Paul Harris, e foi homenageado com o Título Companheiro Melvin Jones.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020

segunda-feira, 19 de março de 2012

Subsídios Equivalentes para financiar casas populares -PT

ROTARY INTERNATIONAL
KALYAN BANERJEE
President, 2011-12
TEL 1.847.866.3467 begin_of_the_skype_highlighting            1.847.866.3467      end_of_the_skype_highlighting
FAX 1.847.866.3390
kalyan.banerjee@rotary.org
16 de março de 2012

Prezados governadores de distrito:

Em 1997, sob liderança do então presidente Glen Kinross e com o apoio da Fundação Rotária, nós iniciamos um programa experimental de três anos para construir casas populares. Este ano, o programa está disponível novamente para distritos não pilotos.

Eu sempre acreditei que a função mais importante da sociedade é fortalecer o conceito de família, que começa a partir de uma moradia. Para mim, nada une a família mais do que ter uma casa onde seus membros possam viver, trabalhar e crescer juntos.

Visando oferecer a Rotary Clubs e distritos a oportunidade de dar assistência estruturada a comunidades carentes, em setembro de 2011 o Conselho de Curadores da Fundação Rotária aprovou Subsídios Equivalentes para financiar projetos de construção de moradias de baixo custo durante 2011-12 e 2012-13. As diretrizes para construção e suplemento do pedido já estão disponíveis no site do RI, e podem ser acessados clicando nos links abaixo:
Planejamento de casas populares: suplemento do pedido

Esta decisão dos curadores representa uma oportunidade excepcional para rotarianos se envolverem em uma atividade humanitária vital que poderá ajudar no desenvolvimento de sociedades. Peço que considere participar neste programa, demonstrando o compromisso contínuo do Rotary de Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Atenciosamente,
Kalyan Banerjee
Presidente  do Rotary International, 2011-12

Diretrizes para construção de casas populares
para Subsídios Equivalentes

1. Toda moradia de baixo custo deve proporcionar um ambiente seguro para a família e estar situada em área relativamente protegida (sempre que possível, em área livre de enchentes, deslizamento de terra/pedras, erupções vulcânicas, etc.).
2. A construção de cada casa deve custar no máximo US$5.000.
3. Se a casa não possuir água potável e saneamento, estes serviços devem estar disponíveis próximos da moradia.
4. A forma, dimensões e tipo de material usados na construção devem ser selecionados de acordo com as condições e regulamentos locais. Os materiais de construção e de trabalho utilizados não devem afetar a economia ou o meio ambiente local.
5. Casas geminadas podem ser construídas desde que no máximo uma família more em cada uma delas.
6. As casas devem ser térreas.
7. Para cada subsídio outorgado deverão ser construídas no mínimo cinco casas, e o número máximo de casas permitido em um mesmo terreno, financiadas totalmente com fundos da Fundação, é de 50.
8. As casas devem ser construídas por fases, com limite de construção de 25 em cada fase. Após a Fundação Rotária receber os relatórios provando que as casas estão prontas e ocupadas, a próxima fase pode ser iniciada para a construção das demais casas, sempre respeitando o limite de 25 casas por fase.
9. Uma comissão de rotarianos deve ser estabelecida para selecionar os candidatos e garantir que os beneficiários:
a. contribuam de alguma maneira para a construção de sua casa;
b. concordem em não vender a propriedade por pelo menos cinco anos;
c. concordem em se sustentar e não esperam ajuda adicional do Rotary.
10. As casas devem ser construídas em terreno doado com dimensões suficientes e acesso fácil e seguro. Recomenda-se que os beneficiários não paguem pelo terreno ou pela casa.
11. O governo local e o doador do terreno devem apresentar um documento expressando seu apoio pelo subsídio e permitindo a implementação do projeto quando os fundos forem disponibilizados. A confirmação por escrito deve indicar que o terreno está livre de dívidas e sem embargos ou disputa judicial.
12. Quando possível, deverá haver um acordo assinado para cada casa entre o chefe da família (de
preferência pela mulher), os doadores ou patrocinadores e rotarianos locais mostrando que todos
concordam com os mesmos termos e condições de uso. Deverão ser estabelecidas garantias de
que a propriedade não será usada para fins lucrativos.
13. Quando possível, os clubes e distritos envolvidos na construção da casa devem incentivar ou
fornecer formação profissional complementar para os beneficiários, bem como designar um
mentor rotariano para cada família.
14. Todo pedido de Subsídios Equivalentes para construção de casas populares deve incluir um
apêndice com informações sobre o meio ambiente e problemas locais, como dados sobre o solo,
potencial de desastres naturais, infraestrutura; proprietário do terreno; planejamento/conceito
dos abrigos; critérios para construção; abastecimento de água, incluindo fonte e fornecimento, e
também os custos para os beneficiários; instalações sanitárias; remoção de esgotos e normas
para as distâncias entre banheiros e casas (se for o caso); fornecimento de energia elétrica; plano
a longo prazo de manutenção; e seleção dos beneficiários.
15. Todo pedido de Subsídio Equivalente para a construção de casas populares deve ser analisado
por um membro da Equipe de Consultores Técnicos (Cadre) durante a fase de avaliação do
pedido. Todos os orçamentos devem incluir um item para avaliação intermediária e visita de
avaliação final.
16. O pagamento do subsídio será efetuado em parcelas. O primeiro pagamento somente será
liberado após o cumprimento de todos os requisitos exigidos dos patrocinadores. As parcelas
seguintes só serão pagas depois do recebimento dos relatórios intermediários e documentação
fotográfica que ateste o progresso das atividades.
17. A ultima parcela do pagamento de US$5.000 ou 10% (a quantia que for mais alta) do subsídio
deve ser mantida pela Fundação até que as casas estejam totalmente ocupadas, a Cadre tenha
feito todas as avaliações necessárias e a Fundação aprovado todos os relatórios.
18. O projeto não pode objetivar reforma ou expansão das casas que serão construídas, nem de
casas construídas nos últimos cinco anos com patrocínio rotário.
19. O projeto deve prever a orientação dos moradores/beneficiários quanto a aspectos de
conservação e manutenção das casas e áreas públicas (poços, sanitários coletivos, telhados, etc.),
como forma de custear permanentemente o projeto.
20. Relatórios finais apresentados à Fundação devem incluir fotografias das casas com os
beneficiários e placas de identificação rotária.

Planejamento de casas populares: suplemento do pedido

Este formulário deve acompanhar todos os pedidos de Subsídios Equivalentes que envolvam a construção de casas populares.

Número de casas a serem construídas:
     
Local da obra:
     
Em que área as casas serão construídas? (escolha uma opção)
Urbana
Suburbana


1. Questões ambientais e de localização

Forneça informações sobre as condições do solo no local da obra (evite solos arenosos, argilosos e saturados).
     



Analise a possibilidade de desastres naturais (podem haver certas precauções a serem tomadas caso a área fique próxima a vulcões ou esteja propensa a deslizamentos, enchentes, terremotos, ciclones, furacões, etc). 
     



Explique que tipo de acesso para as casas populares está sendo planejado ou já existe. Ele estará disponível o ano inteiro? Este aspecto engloba não apenas estradas, mas também acesso a transporte público e a outros serviços.
     




2. Proprietário do terreno

Forneça o nome do doador do terreno e anexe documentação comprovando que o lote está disponível para a construção das casas populares.
     




3. Apoio da autoridade local responsável e do doador do terreno

Anexe cartas do doador do terreno e da autoridade responsável/governo local atestando que se comprometem a apoiar o projeto e sua implementação assim que os fundos forem liberados.

4. Planejamento/conceito das casas

As casas devem ser simples e práticas, podendo ser geminadas desde que cada uma delas abrigue uma única família. Se houver água corrente e ventilação apropriada, o sanitário pode ser instalado na própria casa. Caso contrário, as instalações sanitárias devem ficar do lado de fora. Os curadores determinaram que, para cada subsídio outorgado, deverão ser construídas no mínimo cinco casas, de forma a aproveitar ao máximo o espaço físico do terreno, oferecer instalações apropriadas de água e esgoto, e minimizar os custos administrativos. Anexe uma cópia da planta das casas, do local da construção e das instalações de água e esgoto, assim como informações relacionadas à instalação elétrica e outros dados para a análise técnica do projeto.

5. Critérios para construção

As dimensões e tipos de materiais para a construção das casas devem respeitar as normas locais. O projeto e os materiais utilizados devem contribuir para a ventilação apropriada, e a portas e janelas devem ser instaladas em locais que recebam bastante luz natural. Além disso, devem ser usados materiais que evitem a ocorrência de umidade na estrutura. Um piso deve ser incluso nos planos para as casas, sendo concreto o material mais recomendado. Utilize um material para o telhado que seja apropriado às condições ambientais (por exemplo, materiais leves em uma área propensa a terremotos). Não é aconselhável construir lajes de concreto. Anexe uma cotação para a construção de cada casa.

6. Abastecimento de água

Instalações de água e saneamento devem ficar a uma distância razoável do local caso não estejam disponíveis na própria casa. Indique como a água será fornecida.

Descreva os custos com os quais os moradores deverão arcar para ter acesso à água potável. Toda e qualquer informação sobre este aspecto é útil. Sistemas de filtragem são geralmente usados nestes casos.
     





7. Instalações sanitárias

Identifique que instalações serão usadas pelos beneficiários. Se permitido pelas leis locais, latrinas/sanitários comunitários são aceitáveis.

Indique como será tratado o esgoto.

Por questões relacionadas ao custo-benefício e à segurança na remoção de resíduos sólidos, recomenda-se o uso de um sistema central de tratamento de águas residuais. Sistemas de biogás são ecologicamente corretos. Não devem haver fossas a céu aberto.

8. Fornecimento de eletricidade

Explique os planos para fornecer energia elétrica às casas. A instalação elétrica deve obedecer às leis locais.
     




9. Plano de manutenção a longo prazo

Um plano de manutenção é essencial à sustentabilidade das casas populares. Sendo assim, a Fundação Rotária incentiva os parceiros a incluírem tal plano em seu projeto, além de fornecer treinamento adequado aos beneficiários para que fiquem responsáveis pela manutenção de suas casa e de estruturas de uso coletivo, como poços artesianos, latrinas, banheiros, telhado, etc. Explique como este aspecto será incorporado no projeto.
     



10. Seleção de beneficiários

Os beneficiários devem estar sem moradia por um período considerável de tempo e ser da própria comunidade onde as casas serão construídas (a migração não deve ser incentivada). O parceiro local do projeto deve selecionar os beneficiários.

Indique como os beneficiários das casas serão selecionados.

_____________________________________________________________________________

Como parceiro local, atesto que todas as informações inclusas neste documento, e anexas a ele, são verdadeiras e precisas. Este formulário atende a todas as diretrizes para a construção de casas populares.

Nome (em letra de forma):
     

Clube/Distrito:
     
Presidente/
Presidente da Subcomissão Distrital de Subsídios: