Sites dos Distritos Rotários no Brasil

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ROTARY INTERNATIONAL Seminário promove mais diálogo direto com os jovens


O primeiro Seminário Distrital das Novas Gerações realizado na cidade de Palmital, organizado pelo Rotary Club de Palmital, do Distrito 4510 do Rotary International, foi marcado pelos depoimentos, desabafos, propostas e sugestões para esta nova comissão de trabalho nos Rotary Clubs. “Foi oportuna a forma com que as pessoas se manifestaram, dando opiniões, apontando alternativas e principalmente os depoimentos de que ambos querem se unir através do Rotary”, avaliou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado Rotary Club de Marília Pioneiro. “Demos um passo importante para a integração entre o atual e o futuro rotariano”, falou.
Dividido em três etapas, o seminário foi realizado dentro do horário previsto e da forma como foi elaborado com as ações protocolares e tradicionais, exposição de dados e conceitos e um amplo debate entre os participantes. “O debate foi importante para que as pessoas pudessem ouvir e falar de pensamentos que possam ajudar na melhoria deste relacionamento com o jovem”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2008-09, o médico Régis Jorge, associado do Rotary Club de Presidente Venceslau, coordenador distrital da Comissão das Novas Gerações.
Uma pesquisa desenvolvida entre os clubes do centro-oeste paulista, mostrando a faixa etária de cada um deles, e através de um sistema de amostragem, apontou que a faixa etária do Distrito 4510 do Rotary International é de 53 anos de idade. “É baixa se considerar o tempo de existência do Rotary, mas é alta se observarmos a idade dos clubes criados”, comentou o educador Maurício Agostinho de Castro, associado do Rotary Club de Bauru Terra Branca, que organizou a pesquisa e fez a exposição dos dados principais. “Os números mostram que é preciso fazer algo para que tenhamos clubes oxigenados com as presenças dos jovens”, opinou aos expor os números encontrados e os estudos analisados.
Interactianos, rotaractianos e intercambiados participaram do evento de forma ativa, e principalmente dos debates. Opinaram, denunciaram, sugeriram e se revelaram preocupados com a situação de relacionamento e a mesma paixão pelo Rotary International. “Foram falas interessantes, colocações inteligentes e de grande importância para o trabalho que temos pela frente”, disse Régis Jorge, surpreso com a reação “acalorada” do público presente. “Observei que quem esteve presente se mostrou interessado em ajudar a transformar os clubes em grupos modernos, atuantes e de vanguarda”, comentou o ex-governador. “O importante é que deu para perceber que é possível melhorar a performance do jovem no Rotary, com a participação do jovem, ou seja, com interatividade. Nada exagerado, pois ambos estão disponíveis”, comentou o Governador Márcio Medeiros.